s5mcb639zdtb49lrbsne

Conhaque: feito de vinho e como vinho, mas não é vinho

Conhaque: feito de vinho e como vinho, mas não é vinho

O Conhaque originou-se na região de Cognac, próxima a costa leste, quando marinheiros franceses, precisando de espaço nos porões dos navios, resolveram destilar o vinho popular produzido ali. Do acondicionamento dessa bebida destilada em barricas de carvalho, surgiu a cor dourada, hoje típica do conhaque.
[et_bloom_locked optin_id=”optin_1″]
Das regiões vinícolas francesas, não é apenas Champagne que significa também o nome de uma bebida. Cognac, ao norte de Bordeaux, também é designação para a bebida destilada feita a partir de vinho ou de outras frutas, como maçã, cereja, e damasco.

Com maior teor alcoólico, entre 40º e 60º, é indicado para ser degustado após as refeições.

A origem do conhaque data do século XIV, quando o aumento do consumo de vinhos brancos populares produzidos em Cognac pelos marinheiros que transportavam o sal de Charente trouxe o problema de excessos de barris de vinho nos porões dos navios. Tem-se então a ideia de destilar o vinho, para que ocupasse menos espaço. Surge assim o conhaque, mas a versão conhecida atualmente passou por aprimorações: os franceses passam a fabricá-lo com duas destilações e a descoberta de que a bebida apresentava melhor paladar depois de armazenada em barricas de carvalho deram os toques do conhaque contemporâneo.

O processo de fabricação do conhaque pode incluir um estágio de envelhecimento. As bebidas feitas de frutas geralmente não passam por esse envelhecimento, e possuem tonalidade mais clara, geralmente. Os conhaques de cor dourada ou caramelo permaneceram por certo período em barris de carvalho. O envelhecimento do conhaque é classificado de acordo com a duração, sendo que um rótulo de três estrelas permaneceu nos barris pelo tempo padrão de cinco anos; a classificação aumenta de cinco em cinco anos, sendo que a maior gradação é o X.O. (Extremamente Velho), para conhaques com mais de 30 anos de envelhecimento.

Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

Conheça os produtos da Sonoma!
[/et_bloom_locked]

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário