b2eu9ita5lpjm8syvnlg

Do óbvio às alturas: alta cozinha italiana

Do óbvio às alturas: alta cozinha italiana
Conheça a alta gastronomia italiana e veja as dicas de pratos e restaurantes que o pessoal da Sonoma traz para você!

Conheça a alta gastronomia italiana e veja as dicas de pratos e restaurantes que o pessoal da Sonoma traz para você!

Não é só de massa que vive a Itália. A cozinha italiana é extremamente rica, com várias receitas e pratos deliciosos. Se você quer comer comida italiana e sair do óbvio, nada melhor do que conhecer um pouquinho da alta gastronomia italiana.

Antes de tudo, é bom entendermos o que faz da Itália um país tão gastronomicamente rico. A grande mamma da cozinha ocidental teve dois fatos históricos importantes para ganhar sua fama: O Império Romano e o Renascimento. O primeiro transformou Roma no centro comercial de ingredientes e especiarias vindas de todo o canto do mundo. E o segundo trouxe o requinte e o refinamento da alta gastronomia – uma arte com cuidado e sensibilidade em cada detalhe, mas sem deixar de ter toda a gama de deliciosos ingredientes ao seu dispor.

A culinária italiana dispensa preparos extremamente complexos, dando mais importância aos sabores e aos aromas naturais de cada ingrediente, complementando com molhos e temperos (como o ragu, molho de carne cozida). Os destaques vão para os peixes, os frutos do mar e os cortes especiais das carnes (como o ossobuco, o escalope de vitela ou o carpaccio). Muitos desses pratos são preparados com bastante azeite de oliva e ervas como alecrim, salsa, alcachofra, estragão, manjericão, tomilho e louro. São esses detalhes que fazem a alta cozinha italiana ter pratos com gostos tão característicos. Outros ingredientes bem presentes nos molhos e temperos são: alho, cebolas, atum, funghi, anchovas, porcini, presunto e alcaparras. Para complementar, o pão e o vinho são fundamentais.

O pessoal da Sonoma traz dicas pessoais para você, que quer conhecer mais da alta gastronomia italiana. Pedro Falkenbach, nosso diretor de Marketing, viajou com a família para a Itália durante 3 semanas. Ele aconselha a todos, que um dia tiverem oportunidade, a visitarem Siena, uma cidade localizada entre Roma e Florença, onde ele experimentou o “Tagliata Di Manzo”, um prato de carne preparada de um jeito bem específico, com fatias de carne de no máximo 5 cm. Ele aconselha comer esse prato em algum dos restaurantes charmosos e tradicionais que ficam espalhados pela cidade. E deixa outra dica, um ditado italiano:”Un pranzo senza vino e come un giorno senza sole!” (Um prato sem vinho é como um dia sem sol).

Mas não é preciso sair do continente para comer uma ótima comida italiana. Temos dicas incríveis de restaurantes nova-iorquinos que nosso CEO Alykhan Karim recomenda. O primeiro se chama Ápizz, um restaurante meio escondido na Eldridge Street, mas que revela um incrível ambiente interno, com painéis de carvalho e mogno, luzes de velas e espelhos que refletem os focos de luz, fazendo parecer que se está entre estrelas. O cardápio é rico, mas o que Aly mais gostou foi o ragu feito com carne de javali. Ele também indica o restaurante Franks, na 2nd Avenue, que serve um frango maravilhoso, com purê e tomates cereja preparados na grelha. A pele é tostadinha e a carne é suculenta, por um preço ótimo (cerca de 20 dólares). E, pra finalizar, ele também sugere o Eately, na 5th Avenue, a nova Mecca da comida italiana. Esse restaurante se tornou um dos maiores destinos da culinária italiana, com pizzas, carnes de qualidade, massas artesanais e mais uma lista de comidas de dar água na boca. O sucesso foi tanto que existem diversas filiais pelo mundo, inclusive em Milão. E a grande novidade é que está confirmada a abertura de um Eately aqui em São Paulo! Aguarde para ver!

Eu não poderia terminar a matéria sem falar um pouco sobre as sobremesas, nem sem dar uma pequena dica da pessoa que vos fala. Eu, repórter freelancer da Sonoma, tive uma experiência rápida em Roma, mas bem significativa. Recomendo o sorvete: qualquer sorveteria italiana terá sabores que fará sua língua gritar de alegria. E você também pode provar a deliciosa culinária italiana sem sair de casa. Experimentei um tiramisu magnífico, feito por uma amiga italiana, com um toque de café bem acentuado entre o creme. Não digo que conseguiria repetir a receita, mas ela me garantiu que é fácil fazer tiramisu.

Experimente os restaurantes lá de fora; ou os pratos citados, nos ótimos restaurantes italianos daqui mesmo; ou tente fazê-los em casa.

Arrivederci!

Por Sonoma Brasil

Conheça os produtos da Sonoma!

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário