kmmznkiph5hkniyxyswj

Doce mel: amarelo, brilhante e delicioso

É amarelo, brilhante, delicioso e só existe graças às abelhas. É ele, o apaixonante, nutritivo e doce mel.

São muitas as utilidades e benefícios que este produto tão natural proporciona. Para começar, ele realça o sabor de receitas, sejam elas doces ou salgadas. Salgadas!?

Isso mesmo, uma das práticas mais comuns na alta gastronomia é utilizar mel para dourar e manter a umidade de carnes assadas, que facilmente ficam secas devido ao calor (e evaporação) que enfrentam. Afinal, não é à toa que existem tantos perus e lombos suínos ao mel.

Rico em vitaminas B1, C, riboflavina, niacina e sais minerais, comer mel previne doenças respiratórias, auxilia o sistema nervoso e fortalece os músculos e o coração (não chega a ser uma academia, mas toda ajuda é válida!).

Mil méis

Mel bruto (em favos), filtrado, silvestre, de Jataí… Tem um monte de mel diferente por aí. Diferenciá-los não é tão difícil assim. O mel puro é aquele que sai direto da colmeia, em favos. Não é muito indicado para consumo por possuir algumas impurezas. Já o filtrado é o mel que encontramos nos supermercados.

Você já deve ter notado nas prateleiras que alguns méis ficam esbranquiçados. Isso acontece porque o mel vai separando seus vários açúcares com o tempo. Claro que isso não afeta em nada o sabor e a qualidade, ele apenas fica mais “feio”.

É para evitar essa aparência que muitas empresas filtram seus produtos – eles se mantêm lindos e brilhantes, mas perdem em sabor e naturalidade.

Outra variação é o mel silvestre, aquele que provém dos campos, produzido por abelhas que coletam o néctar de flores. Cada “florada” (laranjeira, café, cipó, macieira…) traz resultados terapêuticos diferentes – desde efeitos calmantes até o combate a doenças e reumatismos.

Uma questão de peso

Mas vamos à parte que todos estão preocupados: o mel adoça, é gostoso e versátil, mas quanto tudo isso pesa na balança? Apesar de parecer uma bomba calórica, o mel é mais “light” (e saudável) que o açúcar nosso de cada dia.

Só para se ter ideia, uma porção de 100 gramas de açúcar possui 387 calorias, enquanto a de mel tem 309 calorias. Além disso, o poder adoçante do mel é muito maior. Isso quer dizer que, na prática, utiliza-se menos mel do que açúcar para um mesmo resultado (isso sem contar todos os benefícios que já mencionei lá em cima).

Doce lar…

Já se convenceu a “adotar” o mel em sua cozinha? Então saiba que conservá-lo é muito fácil. Como ele não se deteriora, não exige refrigeração ou cuidados especiais para manter a qualidade. Basta um pote fechado (para não atrair insetos) em temperatura ambiente.

Ah, dependendo dos ingredientes que leva, seu sabor pode mudar um pouco a partir de dois anos… Mas será que algum mel dura tanto tempo em casa?

Por Rafa dos Santos

Conheça os produtos da Sonoma!

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário