yhv2kyzbvvutqjbc52pu

Gastronomia libanesa: o gosto da cultura

Já falamos aqui no Sonoma sobre como os vinhos do Líbano são tão pouco reconhecidos. E agora é a vez da gastronomia!

Mesmo sendo que o país é um dos mais antigos produtores do mundo, os vinhos libaneses são pouco reconhecidos. E não é só a bebida de lá que não recebe a devida atenção, há muito para descobrir também no universo gastronômico.

Quibes, esfirras, diferentes tipos de arroz e charutos de folha de uva são alguns dos muitos pratos que se tornaram ícones que acabamos englobando como “culinária árabe”, mas, que na verdade, estão relacionados a apenas duas cozinhas e não a todas as cozinhas dos 22 países árabes: Líbano e Síria.

O gosto dos brasileiros pela gastronomia do Líbano é um fato que se encaixa com sintonia à história da rica herança cultural deixada pelos árabes no Brasil. Pouco se perdeu da cultura desse povo na imigração às terras brasileiras, e da culinária nem se fale, a tradição dos árabes na cozinha tornou-se extremamente natural e um aspecto difundido na sociedade brasileira atual.

Rica em variedades, a culinária árabe une pratos saudáveis e de pouco valor calórico, já que a maioria dos pratos é assada, cozida ou grelhada e traz legumes e saladas como acompanhamento. Mas esse não é o fator que torna essa culinária tão especial por aqui. Seu maior atributo, claro, é o sabor.

Com elementos tão diferentes da cozinha nacional, a gastronomia libanesa agrada pela diversidade de carnes e pela presença de grãos e nozes – indo muito além da esfirra de carne. A presença do tempero também deve ser ressaltada, que lhe concede a fama de cozinha aromática. Pimenta-síria, snoobar (pinoli), zaáhtar, sumagre ou sumac fazem parte de seus ingredientes preferidos.

A culinária árabe conquistou um lugar de respeito no ranking gastronômico de grande parte dos brasileiros, tornando-se parte do cardápio do dia a dia com seus pratos mais famosos. O quibe cru, por exemplo, é uma das saídas dos restaurantes especializados. Essa e tantas outras especialidades são encontradas facilmente pelos principais pontos gastronômicos das grandes cidades.

Que tal deixar o tradicional arroz com feijão de lado e se aventurar com um prato de Baba Ghanouj?

Casa Líbano

Rua Barão De Ladário, 831 – Brás, São Paulo – SP

Telefone: (11) 3313 0289

Folha de Uva

Rua Bela Cintra, 1435 – Jardim Paulista, São Paulo – SP

Telefone: (11) 3062-2564

Restaurante Raful

Rua Comendador Abdo Schahin, 118 – Bela Vista, São Paulo – SP

Telefone: (11) 3229-8406

Sharm El Sheikh

Av. das Américas, 500 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Telefone: (21) 2493-0290

Baalbek

Rua Dr. Timóteo, 272 – Porto Alegre – RS

Telefone: (51) 3222.6272

Nossa Indicação: Herdade do Esporão Pé Tinto 2021

Herdade do Esporao Pe Tinto 2021
Por Alykhan Karim
Co-fundador e CEO de Sonoma Market

Conheça os produtos da Sonoma!

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário