Na onda do Wine Bar
Em bar, a cerveja continua sendo a paixão nacional, mas o vinho está entrando com tudo na competição com a “loira” e até tem ganhado incentivo.

O Brasil cresce como consumidor de vinho, tanto que nos últimos anos, muitos wine bars estão surgindo em terras tupiniquins. A cerveja, no entanto, continua sendo a paixão nacional nos bares, mas o vinho, por sua vez, está entrando com tudo na competição com a “loira” e até tem ganhado incentivo.

Se antigamente ir a um bar significava “encher a cara” de cerveja e caipirinha, hoje em dia, não mais. “Wine Bar” nada mais é do que um bar, obviamente, mas que oferece, preferencialmente, vinhos. Alguns, no entanto, também servem outros tipos de bebida, mas o diferencial fica por conta dos vinhos e petiscos que harmonizam entre si. Já, o tipo de vinho preferido pelos brasileiros continua sendo o tinto, que é o campeão de pedido nesses bares.

A grande vantagem é que nesses estabelecimentos existem inúmeras opções de rótulos e, também, você não precisa pedir uma garrafa toda. Pode experimentar várias, já que os wine bars têm a opção de vender por taça, que pode variar entre R$15 a R$ 199, pelo menos em um dos bares de Porto Alegre. “Desde 2010 oferecemos o serviço na cidade, onde faltava opções para os apreciadores de vinho. Nosso diferencial, no entanto, fica por conta de uma máquina chamada ‘Enomatic’, que além de conservar a bebida serve em doses”, diz Elisandro Saldanha, sócio da Vinum Enoteca, em Porto Alegre. O ambiente aconchegante faz com que o local atraia mais casais, principalmente nos dias mais movimentados da casa: às quintas e sextas-feiras.

Em São Paulo, outro wine bar, este aberto em 2011, virou ponto de encontro dos amantes da bebida. “O brasileiro, de um modo geral, não tem cultura de vinho. Esse costume de beber vinho, principalmente, o seco veio aos poucos. Fomos influenciados não unicamente pela cultura europeia, mas também pela chilena e argentina, já que seus vinhos chegaram em peso”, opina Ricardo Melo, sócio do Divine Wine Bar, em São Paulo, que oferece um ambiente intimista. O bar atrai bastante grupos de amigos, jovens e casais.

O estado de Goiás também se beneficia com os bares especializados em vinhos, aliás, há muito tempo. Desde 1985, existe o Cave, em Goiânia, em que surgiu por ideia de uma ex-aeromoça. Hoje, considerado um dos melhores lugares para curtir momentos românticos, está sob o comando do filho da idealizadora. “Para compor melhor o cenário, somos especializados também em queijos, fondues e frios”, comenta o proprietário Rudolph Peter Kranz. Os dias que mais “saem taças” são às quintas, sextas e sábados.

Harmonização perfeita

Geralmente, esses locais contam com a ajuda de sommeliers para, assim como em restaurantes, escolher a bebida adequada para o gosto do cliente e, é claro, orientar nas harmonizações. “Temos um cardápio adaptado para o vinho e a gente faz a harmonização com nossas indicações. Inclusive, acredito que a gastronomia paulistana ajudou a alavancar o consumo de vinho, uma vez que comida boa pede vinho”, acrescenta Fabiano Aurélio, sommelier e sócio do Rubi Wine Bar, em São Paulo, que proporciona ambiente ideal para grupos de amigos e casais. E, por incrível que pareça, um dos dias mais movimentados da casa é segunda-feira, seguido de sexta e sábado. Curioso, não?

Se você é apaixonado por vinhos e ainda não conhece um wine bar, não perca essa chance de aproveitar para provar vinhos diferentes e, ainda, petiscar. Confira alguns wine bars pelo Brasil e encha a sua taça! E você, já conhece algum deles?

Serviço

  • #####Vinum Enoteca (RS)

    Rua Marquês do Herval, 52, Moinhos de Vento – Tel.: (51) 3395-4597

  • #####Rubi Wine Bar (SP)

    Alameda Jaú, 1595, Cerqueira César – Tel.: (11) 4323-1667

  • #####Divine Wine Bar (SP)

    Alameda Itu, 1884, Cerqueira César – Tel.: (11) 3063-3961

  • #####Cave (GO)

    Rua 90-A, Setor Sul – Tel.: (62) 3945-1792

  • #####L’orangerie (RJ)

    Rua General Glicério, 364, Lj. A, Laranjeiras – Tel.: (21) 2205-5000

  • #####Symposium (RJ)

    Rua Ipiranga, 65, Laranjeiras – Tel.: (21) 2205-3122

  • #####Champanheria A Viúva (AM)

    Rua Ferreira Pena, 91, Centro – Tel.: (92) 8439-2565

  • #####La Botella (RJ)

    Rua Paul Redfern, 72, Ipanema – Tel.: (21) 2512-8614

  • #####Grand Cru (DF)

    Tel.: (61) 3368-6868

  • #####Enoteca Decanter (SP)

    Rua Joaquim Floriano, 838, Itaim Bibi – Tel:. (11) 3702-2020

  • #####Confraria Carioca (RJ)

    Rua General Severiano, 97, Rio Plaza Shopping, Botafogo – Tel.: (21) 2244-2286

  • #####Bacco Champagneria e Wine Bar (BA)

    Avenida Tancredo Neves, 2915, Salvador Shopping, Caminho das Árvores – Tel.: (71) 3023-0518

  • #####Outono 81 (MG)

    Rua Outono, 81, Carmo Sion – Tel.: (31) 3227-3009

Por Andressa D’Amatto

Conheça a variedade de vinhos da Sonoma.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário