Barolo, Barbaresco, dois grandes nomes da Itália. De comum, uma uva que lhes dá origem – conheça a Nebbiolo

Essa uva traz a leveza um tanto misteriosa aos vinhos que origina! Vale a pena degustar!A variedade de uva tinta é originária da região de Piemonte, no noroeste da Itália. Seu nome faz menção à neblina (nebia) que envolve as colinas da região na época da colheita. A uva, que tem personalidade própria, é caracterizada pela sua intensidade e complexidade notável. Os taninos mais elevados não ofuscam a leveza e prazer ao degustar seus vinhos.Considerada a variedade mais valiosa de Piemonte, ela ainda perde para a “Barbera”, que é mais cultivada nessa região. A partir da Nebbiolo são produzidos vinhos de qualidade inquestionável: os famosos “Barolo” e “Barbaresco” – vinhos que levam o nome de suas localidades.

Na região de Barolo, ela atinge sua mais alta qualidade e produz vinhos tintos mais intensos e com alto nível de tanino. Seus deliciosos sabores remetem à ameixas secas, chocolate amargo e rosas. Já o Barbaresco, vem em uma versão mais leve e traz o mesmo aroma encontrado no Barolo.

Maravilhosos tintos são produzidos a partir da Nebbiolo. Em sua maioria são bebidas mais leves, mas ainda assim, encorpadas e com as características mais marcantes da uva. No entanto, alguns produtores californianos estão tentando produzir vinhos com a uva, mas os resultados ainda estão longe da excelência do noroeste italiano. Os vinhos produzidos a partir da Nebbiolo e vindos de Piemonte são facilmente encontrados, porém os preços, assim como os seus taninos, são mais acentuados.

Por Sonoma Brasil


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

Os melhores vinhos do mundo você só encontra na Sonoma Market !

 

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário