Blog Sonoma

Receita: Pernil no Forno com Ervas

Pernil com ervas Esporao reserva 2018 tinto harmoniza carne

Como Preparar Um Maravilhoso Pernil No Forno Com Ervas

A nova safra do vinho Esporão Reserva Tinto acaba de chegar no Sonoma Market! E nada melhor do que um prato à sua altura para harmonizar e degustar, como esta receita portuguesa de pernil ao forno com ervas.

A vinícola Herdade do Esporão é um nome tradicional em Portugal, produzindo vinhos clássicos do Douro e do Alentejo. O Esporão Reserva foi o primeiro produzido pela vinícola em 1985, na DOC alentejana, e mantém o caráter rico e típico de seu terroir até os dias de hoje. Conheça o Esporão Reserva 2018.

Porções: 6 | Tempo de preparo: 2 horas e meia | Grau de dificuldade: médio

Ingredientes

Modo de Preparo

Coloque os pernis, limpos e previamente chamuscados, num tacho. Adicione a pimenta em grão, cubra com água, tempere com um pouco de sal e leve ao lume, a cozer, durante aproximadamente uma hora e meia, ou durante 30 minutos na panela de pressão. Retire e deixe arrefecer ligeiramente. Entretanto, pique os alhos e o alecrim. Junte-os com a banha e o azeite e envolva bem. Adicione a pimenta preta moída e misture.

Coloque as batatas, previamente lavadas, num tabuleiro e tempere com um pouco de sal. Ao centro, disponha os pernis. Faça cortes em forma de losango com uma faca bem afiada. Barre os pernis com a mistura da banha e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante uns 40 minutos.

A meio do tempo, envolva as batatas no molho que se criou no próprio tabuleiro e pincele também, com este molho, a carne. Verifique que a carne esteja tenra e, caso necessário, deixe mais alguns minutos no forno.

No momento de servir, salteie o feijão num pouco de azeite e tempere com sal e pimenta e adicione as folhas de hortelã cortadas bem fininhas. Sirva com as batatinhas, o feijão e gomos de laranja.

 

Dica: o tempo de forno varia em função da carne, pelo que poderá necessitar de um pouco mais ou menos de tempo. Vá verificando, espetando a ponta de uma faca bem afiada, que deverá penetrar com facilidade na carne.

Conheça nossa seleção completa de vinhos portugueses!

Bom apetite!

Equipe Sonoma Market