Blog Sonoma

Receita: Tartiflette, prato de inverno dos Alpes Franceses

receita tartiflette prato frances suico batata queijo raclette

Receita: tartiflette, o prato dos Alpes Suíços feito com batatas e queijo Raclette.

O Tartiflette é um prato típico do inverno dos Alpes Franceses, região conhecida por Savoia. Essa delicia cremosa é preparada com quatro ingredientes: batatas, queijo, lardons (tiras de toucinho ou bacon caseiro) e cebolas. O nome deriva da palavra usada na Savoia para designar as batatas, “tartifles”, um termo também encontrado em Provençal.

O queijo tradicional para preparar a receita é o Reblochon, um queijo de montanha semi-mole de denominação de origem controlada. Para substituir o tradicional queijo nesta receita, indicamos o Raclette, um queijo de origem francesa e suíça que é produzido em ambos os lados dos Alpes. Feito de leite de vaca, é maturado por pelo menos 90 dias. Um queijo semiduro de textura firme, um pouco cremosa, ideal para ser consumido derretido!

Tempo de preparo: 30 minutos

Receita do Tartiflette 

Ingredientes

Modo de preparo

Cozinhe as batatas com pele em água e sal. Após o cozimento, remova as peles e corte em lâminas de 2 cm de espessura. Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola com o bacon. Em uma travessa coloque essa refoga, distribua por cima as batatas cortadas e cubra totalmente com o queijo e o creme de leite fresco. Leve ao forno para gratinar por quinze minutos a 200ºC ou até dourar.

Harmonização do Tartiflette: um vinho branco seco feito da uva Chardonnay é perfeito para harmonizar com pratos com queijos fundidos.

Procurando uma entrada rápida, fácil e deliciosa feita com queijos? Vale dar uma olhada na receita de queijo brie assado com maças e nozes-pecã