Receita: Bolinho de bacalhau, por Ana Maria Braga

Aperitivos de bacalhau podem ser encontrados em todas as partes do Mediterrâneo, mas foi Portugal quem a levou para o mundo. A especialidade é portuguesa, mas ganhou fama mesmo em duas das colônias que o pequenino europeu deixou, Brasil e Angola.

Ingredientes

500 g de bacalhau salgado desfiado

1 colher de sopa de salsinha picada

1 colher de sopa de coentro picado

600 g de batata

1 cebola picadinha

Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

2 ovos

2 xícaras de chá de farinha de rosca

3 claras

Óleo para fritar

Modo de preparo

Ponha o bacalhau de molho em água fria por 1 hora. Troque a água uma vez durante esse tempo. Escorra a bacalhau e transfira-o para uma panela.

Cubra com água e cozinhe em fogo baixo por 3 minutos. Retire o bacalhau e reserve o caldo. Embrulhe o bacalhau em um pano de prato e faça movimentos para a frente e para trás, até o bacalhau ficar em fios.

Ponha em uma tigela e junte a salsinha e o coentro. Reserve. Cozinhe as batatas em rodelas no caldo do bacalhau reservado e passe pelo espremedor para transformar em purê.

Misture o purê de batata com o bacalhau e acrescente a cebola. Tempere com a pimenta e a noz-moscada e, se necessário, corrija o sal. Incorpore os ovos inteiros e misture até formar uma massa consistente.

Modele os bolinhos com a ajuda de duas colheres de sopa e passe-os na farinha de rosca e depois nas claras ligeiramente batidas. Frite aos poucos em óleo quente e sirva em seguida.

Harmoniza com esta receita: vinhos espumantes secos (Champagne, Prosecco ou do Brasil) e rosés

Os melhores vinhos para acompanhar sua receita você encontra na Sonoma


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.