Te daremos dez receitas de sobremesas e suas respectivas harmonizações para que você possa se deliciar nas festas de fim de ano e ainda deixar os seus convidados maravilhados.

Comecemos pelas frutas…

É verão, e nada melhor do que as sobremesas à base de frutas para refrescar e agradar a todos com um toque de doçura dos cremes e afins.

Pavê primavera, por Lucas Corazza

Harmonização: Frutas amarelas, creme branco, bolacha docinha e muita maciez. Pode apostar em um Moscatel, espumante doce ou até um Late Harvest.

Crumble de ameixa, por Nigella

Harmonização: Como a receita leva biscoito e ameixas cozidas, adquire uma textura macia e crocante ao mesmo tempo. Tokaj, Vinho do Porto Ruby, e Banyuls fazem boa companhia ao doce.

Banana flambada, por Renato Caleffi

Harmonização: O que mais ganha destaque aqui é a doçura sutil da banana flambada e a textura do sorvete de creme. Espumantes doces fazem um par ideal. Se preferir os vinhos tranquilos, vá de Moscatel ou Colheita Tardia.

Parfait de frutas vermelhas e creme patissière, por Carlos Ribeiro

Harmonização: Suspiros e creme branco dando um contraste às frutas vermelhas frescas. Um espumante demi-sec rosé irá harmonizar pela leveza e doçura. Um Moscatel de Setúbal também fará excelente par.

Creme de papaia, por Sonoma Brasil

Harmonização: É creme, vai cassis, mas o mamão é sutil. Vinhos de Colheita Tardia, Moscatéis e até mesmo uma Sidra são bons acompanhamentos.

Mas os doces à base de chocolate não podem faltar!

Agradam às crianças, aos adultos e até quem não é fã do doce acaba provando nem que seja um pedacinho. Além disso, quando combinados a castanhas, frutas e afins, as sobremesas com chocolate ficam a cara das ceias de fim de ano.

Brownie de chocolate recheado com frutas e nozes, por Jamie Olivier

Harmonização: Chocolate, nozes, cerejas… Pode confiar nas notas acastanhadas de um Tokaj, no tradicionalismo de um Porto ou na elegância de um Jerez.

Tabletón, por Paola Carosella

Harmonização: Tanto doce de leite assim pede por um Sauternes, um Tokaj, ou até um Porto Tawny.

E os mais tradicionais?

Cremes, bolos, massas… Não dá para imaginar uma só ceia sem eles. Às vezes mais frescos, às vezes mais densos e intensos, são convidados mais do que especiais para essas festas.

Rabanada ao vinho do Porto, por Paul Valliere

Harmonização: Intensa, esta receita de rabanada fará belo par ao lado de um vinho do Porto, um espumante Doux, ou de um Banyuls.

Rocambole de doce de leite, por Jô Barros

Harmonização: Massa de pão-de-ló, muito doce de leite e um pouco de açúcar de confeiteiro para dar um charme. Pensou em Jerez? Nós sim. Ou Tokaj. Quem sabe um Colheita Tardia?

Panacota com amarena, por Silvia Percussi

Harmonização: Baixas calorias, creme, amarenas… A pedida aqui é um espumante demi-sec, um Moscatel ou Sauternes.

Os melhores vinhos você encontra na Sonoma

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário