5 motivos para se apaixonar por Cavas
A Espanha, mais especificamente a região de Catalunha, é famosa pelos seus Cavas e sua tradição na produção dos mesmos. Todos esses anos puderam impulsionar muitas famílias a seguirem carreira na área da bebida, passando seu conhecimento por gerações.

Mas afinal de contas, por que escolher um Cava? Listamos cinco motivos para não restarem dúvidas!

O champagne da Espanha: Há 250 anos, a Espanha produz Cava. Este espumante utiliza a mesma técnica da região de Champagne, na França, conhecida como “Champegnoise”. Ela já garante qualidade ao vinho, pois a segunda fermentação, responsável pela formação de bolhas, ocorre dentro da garrafa. Já o método charmat, comumente utilizado na produção de espumantes, a segunda fermentação ocorre em enormes tanques de inox.

Você pode saber mais sobre o método champegnoise na matéria “Champagne: Estrelas engarrafadas”.

Características próprias

Vão dos extremamente elegantes e delicados aos encorpados e desajeitados. O que contribui para as características próprias desse espumante, é que, do Champagne, ele utiliza mesmo só o método; seu sabor é muito mais frutado, por conta da incidência solar da região de Catalunha. O clima temperado de inverno ameno traz às uvas mais docilidade. Outro fator que o torna diferente do champagne são as uvas utilizadas em sua produção. Para receber a denominação de Cava, o espumante deve ser produzido na Espanha e utilizando as uvas Parrelada, Xare-lo e Macabeo.

Custo/benefício

Agora que você já sabe que ele é bom, precisa saber que é, também, relativamente barato! Pois é! Um espumante espanhol bom e barato! Além do Cava ter denominação de origem, a Espanha encontra-se em baixo desempenho na economia. Outro fator que influencia no custo desse espumante é o aumento na produção. E nós sabemos que quanto mais se produz, mais barato fica.

Harmonização

Os espumantes não servem apenas para brindar, são um ótimo acompanhamento para uma refeição. Em algumas regiões da Espanha, especialmente na Catalunha, ele é consumido com tanta frequência que pode ser comparado à cerveja no Brasil. O Cava Brut Nature, por exemplo, é mais cítrico, harmoniza feijoada e gordura, assim como a cerveja. Para os mais ousados, um Brut Nature Grand Reserva, harmoniza bem com creme brulée. Segundo os catalães, há sempre uma harmonização para um Cava.

Garantia de qualidade

O selo obrigatório há quatro anos ajuda a identificar os tipos da bebida. Se você se deparar com um Cava de selo branco, quer dizer que o vinho é jovem. Já o verde, indica que é Reserva. Mas, se for preto, será um Gran Reserva. Ok, mas o que tudo isso quer dizer? Um Cava jovem passa pela segunda fermentação (em garrafa, a primeira ocorre em tanques) de 9 a 14 meses, enquanto o Reserva, de 15 a 29 meses, e o Gran Reserva, mais de 30 meses. Ufa, é muito tempo até chegar à sua taça, não?

Além do cítrico, que contém até 3 gramas de açúcar por litro, existem o Extra Brut, que possui até 6 gramas; Brut, até 12 gramas por litro; Extra Seco, de 12 a 17 gramas; Seco, de 17 a 32; Semi-seco, entre 32 e 50 e, finalmente, o Doce, com mais de 50 gramas por litro.

Há dúvidas sobre o por que escolher um Cava? Não né… Podemos até dizer que ele é um espanhol com sotaque francês!

Se você quiser saber mais sobre outros espumantes, na matéria “Entenda de Espumante” descobrirá outros tipos, estilos e sabores!

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário