Amarone della Valpolicella

Este é o nome e sobrenome de um dos grandes clássicos da vinicultura italiana. Descubra seus segredos!

Seu território é a província de Verona, na região do Vêneto, que fica a nordeste da Itália.

É a maior região produtora de vinhos do país e onde também é produzido o Valpolicella, um dos vinhos italianos mais conhecidos e exportados.

Amarone é um vinho DOC (Denominazione di Origine Controllata) desde 1968 e, em 2009, foi promovido a DOCG (Denominazione di Origine Cotrollata e Garantita).

A regulamentação da denominação determina o território onde as uvas podem ser cultivadas, as variedades de uva e o processo de elaboração do vinho, neste caso o grande diferencial do Amarone.

O vinho é feito com uvas passerizadas ou apassitadas. Depois de colhidos, os cachos são colocados em caixas ou esteiras e deixados por cerca de três a quatro meses sob a ação do ar para que desidratem.

As uvas perdem cerca de 35% a 40% de seu peso, concentrando açúcares e também aromas. Em determinados anos, alguns cachos são afetados pela Botrytis cinerea, também conhecida como podridão nobre, que beneficia o vinho com mais complexidade e intensidade de aromas.

O blend de uvas deve obrigatoriamente ser composto de 40% a 80% de Corvina Veronese e 5% a 30% de Rondinella. Outras uvas tintas, como a Mollinara, podem entrar no blend com no máximo 15%.

Diferença No Vinho

O Amarone tem um estilo bem particular. É um vinho seco, mas com um leve toque adocicado ao paladar. Concentrado e potente, é macio, com teor de álcool mínimo de 14%, e final levemente amargo. Por isso o nome Amarone.

Aprender sobre vinhos é também conhecer e provar todas as referências de tipos e estilos produzidos pelo mundo, e o Amarone é um vinho que não pode faltar na lista de todo apreciador.


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

Pensou Em Comprar Vinho ? Pensou em Sonoma.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário