Avignon, adega dos papas

Além de adega, morada dos papas. Descubra Avignon e seus maravilhosos vinhos!

Além de adega, morada dos papas. Descubra Avignon e seus maravilhosos vinhos!

Sete papas franceses escolheram Avignon como morada e desfrutaram de seus vinhos primorosos e do clima mediterrâneo. A pequena comuna francesa foi o centro do poder religioso do ocidente, uma região privilegiada por suas castas.

O ano era 1309. O papa Clemente V fez o impensável e escolheu uma cidade francesa para se tornar a sede do poder papal e o novo lar da Igreja Católica Apostólica Romana. A comuna de Avignon foi o local escolhido para estabelecer o novo centro religioso do ocidente, em parte por suas ruas intrincadas e fortalezas, mas principalmente por sua tradição na viticultura e seus preciosos vinhos.

Banhada pelo rio Rhône, Avignon está situada ao sul da França. Conhecida mundialmente por suas vinícolas, esta pequena cidade permaneceu como residência papal até 1377, a única além do Vaticano.

Uma bebida abençoada

Com relevo uniforme, um solo calcário e clima tipicamente mediterrâneo, a região produz excelentes uvas como a Grenache, a Syrah, a Mourvèdre e a Cinsault. A mistura dessas cepas dá vida ao Châteauneuf-du-pape, um vinho de persistência excepcional, feito na OAC de Châteauneuf, a cerca de 18 Km de Avignon. Um pouco mais longe, também encontramos os leves e elegantes tintos de Rasteau, feito com as mesmas castas.

Um pedaço da história

Além da moradia oficial do papado, em Avignon, foi construída uma fortaleza em Châteauneuf que seria uma segunda casa dos papas. Isso deu o nome à região de Châteauneuf -du-pape, desenvolvendo o setor vinícola rapidamente. Era ali que os papas passavam os dias de verão aproveitando o clima e saboreando cálices das melhores safras.

Mas Avignon também é um oásis dos vinhos, além de ser um centro histórico repleto de tesouros escondidos. Avignon foi denominada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1995, título que apenas reforçou a importância desta cidade e de seus vinhedos.

Por Rafael Moraes

Harmoniza com esta matéria:

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário