O que é que a Lombardia tem?
A região de Lombardia, na Itália, é palco de sabores únicos e verdadeiro berçário de pratos típicos italianos.

Da textura aveludada do risoto à massa molhadinha do panetone, da delicadeza adocicada do licor Amaretto à suculência da “cotoleta alla milanese”, a região de Lombardia, na Itália, é palco de sabores únicos e verdadeiro berçário de pratos típicos italianos.

Ao discorrer sobre a Itália, muitas vezes não se dá atenção merecida para as particularidades que cada região apresenta através de suas nuances e paladares específicos. Cada região e suas províncias são universos repletos de sabores, prazeres e descobertas.

E, na hora de escolher uma região para representar com maestria a grandiosidade italiana, seja em sua cozinha ou em sua importância cultural, seria injusto não falar sobre a Lombardia, terra de muitos rios, como o Ticino, o Adda, o Oglio e o Míncio, todos afluentes do rio Pó. Suas verdes planícies, vegetação exuberante e montanhas imponentes contrastam com a modernidade e a industrialização, características visíveis na Lombardia.

Terra de receitas clássicas e celebradas mundialmente, como o ossobuco, a colomba pascoal e os biscoitos amaretti, a Lombardia é uma das muitas faces da Itália, seja no quesito econômico ou, principalmente, gastronômico.

Lombardia no prato…

Contudo, a fama da Lombardia não vem da industrialização e de seu comércio, mas sim de seus deliciosos queijos, como o grana padano, o gorgonzola e o famigerado mascarpone. Se os queijos já não são suficientes para te deixar com água na boca, talvez descobrir que lá também é a terra do panetone e das milanesas, preparadas com costeletas de vitela cortadas finamente e empanadas com ovos batidos e pão ralado, depois fritas até dourar na manteiga.

Sua fama gastronômica e suas delícias não param por ai: temos também um dos pratos mais italianos de que se tem notícia, o “risotto alla milanese”. Esta receita é responsável por apresentar ao mundo uma infinidade de combinações de sabores e texturas no papel dos risotos. Como o próprio nome já entrega, este prato é típico da cidade de Milão, um dos principais centros urbanos do norte da Itália.

…E também no copo

Com tantos sabores arrebatadores para se degustar à mesa, é preciso haver o casamento ideal entre o que se come e o que se bebe na Lombardia. Não é a toa que um dos principais expoentes da vinicultura nessa região seja o espumante Franciacorta, o primeiro vinho espumante da Itália a receber a denominação DOCG (de origem controlada e garantida). Feito das castas Pinot Noir e Chardonnay, este delicado – e perfumado – vinho é fermentado diretamente na garrafa, como o Champagne, o que lhe confere frescor e palato únicos.

Outro expoente que se degusta no copo é o licor Amareto. De cor âmbar e adocicado, ele é feito à base de puro óleo de amêndoas misturado com mais de dezessete tipos de ervas, e ainda recebe um toque de frescor caracterizado pela adição de damascos na receita.

Nas regiões férteis da Lombardia, que ainda resistem à urbanização e à industrialização que cresce a cada ano, é possível encontrar uma infinidade de uvas e vinhos. Apenas para citar algumas das variedades possíveis, temos as uvas Nebbiolo, Barbera, Croatina, Ughetta e Pinot Nero, todas representantes das uvas tintas. Nas uvas brancas, temos Riesling, Moscatel e Malvasia.

A Lombardia é a terra da inovação e do crescimento, mas também da tradição e da gastronomia. É a harmonia entre o desenvolvimento e preservação de tudo que representa um povo que faz desta terra uma visita obrigatória, seja pessoalmente ou apenas provando alguns de seus muitos encantos.

Por Rafael Moraes

Conheça nossa variedade de vinhos.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário