A Catalunha é uma comunidade autônoma, lar de alguns dos vinhos com mais tipicidade da Espanha. Descubra suas principais características, estilos e regiões!

Cava

Vamos começar pela exceção! Cava é a única denominação que não tem uma região demarcada e não é encontrada apenas na Catalunha, mas foi exclusiva dela durante muitos anos. Atualmente, produz-se espumantes Cava em outras partes da Espanha, mas 85% das áreas produtoras ainda são da Catalunha.

Os espumantes Cava são produzidos pelo método de segunda fermentação na garrafa e são classificados pelo seu teor de açúcar (extra-brut, brut, extra-seco, seco, semi-seco e dulce).

Montsant

A denominação de origem de Montsant é praticamente um bebê: foi criada em 2001, agrupando partes dos territórios das denominações Priorat e Tarragona com outras áreas não-demarcadas. Mas a pouca idade não é páreo para a região. Monsant já é o berço de muitos vinhos de qualidade, com produtores renomados e muita procura internacional.

Empordá-Costa Brava

Lá perto da fronteira entre Catalunha e França, entre os Pirineus e o Mediterrâneo, a denominação de Empordá, em Costa Brava, surge com seus ótimos vinhos. As principais castas são as uvas Grenache, Carignan, Mourverdre e Syrah.

Conca de Barberà

Essa região possui uma casta especial, a uva tinta Trepat, que ocupa cerca de 1300 hectares de Conca de Barberà. Essa uva produz vinhos bem leves e frutados. Outras castas tradicionais da região são a Grenache e a Ull de Llebre (que nada mais é do que o nome local da uva Tempranillo). Veja o mini-dicionário catalão das uvas, no fim da matéria!

Priorat

Uma das regiões que mais se destacam, Priorat recebeu o título máximo de denominação espanhola, sendo uma Denominación de Origen Calificada (DOCa, Denominação de Origem Qualificada). Produz brancos frutados e tintos com bastante corpo, nascidos em solos ricos em argila, com vinhedos antigos e castas autóctones.

Alella

Apesar de ter sua área cada vez mais diminuída por conta do crescimento urbano, a denominação de origem de Alella é tradicional, desde 1956, produzindo vinhos brancos e tintos de qualidade. As diferenças de altitude do terreno, que possui muitas inclinações e montanhas, garante castas diversas e vinhos com muitas personalidades.

Penedès

Uma das maiores denominações de espumantes espanhóis, com 95% da sua produção voltada a esse tipo de vinho. Penedès é a região indicada para quem busca um espumante bem fresco e leve, mas também é possível encontrar versões mais encorpadas, nessa região.

Pla de Bages

Essa denominação está localizada na província de Barcelona, capital da Catalunha. Produz vinhos em 26 municípios, sendo uma denominação muito tradicional, com destaque para as castas autóctones Macabeo e Picapolli. Os brancos são aromáticos e possuem boa estrutura, enquanto os vinhos tintos apresentam bom corpo e muita variedade.

Tarragona

Região focada na produção de vinhos desde a época do Império Romano, é uma das maiores denominações da Catalunha. O clima e solo são perfeitos para todos os tipos de vinho, mas ¾ da produção é voltada aos brancos, que costumam ser bem aromáticos e encorpados.

Terra Alta

Apesar do nome “alta”, essa região é do Sul da Catalunha. O nome se dá porque a denominação está localizada numa encosta alta e muito bonita (usada por Picasso em algumas obras). O isolamento geográfico fez com que Terra Alta produzisse vinhos apenas para o mercado interno por muitos anos, mas recentemente tem recebido muito investimento e atenção estrangeira.

Mini-dicionário de uvas

Além das uvas especiais que já tem nomes esquisitos (como a Picapolli, a Parellada e a Trepat), a Espanha, especialmente a Catalunha, também tem uns nomes bem engraçados para uvas conhecidas. Veja alguns que podem te confundir.

Ull de Llebre: Tempranillo, que também pode ser chamada de Tinta Del Pais, Vid Aranda e muitos outros.

Samso: Uva Carignan, também chamada de Carinena.

Garnatxa: Pois é, é a Grenache. Pela Espanha afora, ela também pode ser chamada de Aragón, Lladoner e Roussillon.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário