Aprenda a usar açafrão

Aprenda a usar açafrão

Como Usar Açafrão ? Aprenda Agora !

O açafrão é o pistilo da flor “crocus sativus” .

Considerando que cada flor possui apenas três pistilos, você consegue imaginar quantas são necessárias para conseguir 1 quilo do produto final?

Vou te contar… 250.000 flores! E o processo é totalmente manual.

[et_bloom_locked optin_id=”optin_1″]

Esta peculiaridade unida à singularidade da espécie, o solo e o clima, faz com que o açafrão “manchego” seja considerado o melhor do mundo e uma das especiarias mais caras também…

Entenda o por que, na matéria, “valem mais que ouro”.

História do Açafrão

Originário das montanhas Anatólia, na Turquia, se espalhou para o resto do mundo graças aos árabes. O nome “açafrão” vem do árabe “sáfran”, que significa “ser amarelo”. Com uma coloração tão viva e bonita, o nome é mais que merecido por essa iguaria.

Curiosidades históricas

Os antigos gregos costumavam espalhar açafrão nos teatros para perfumá-los. A cor dessa especiaria era a cor dos reis (imagino que por remeter ao dourado), e as mulheres o utilizavam para tingir seus vestidos.

Já os antigos romanos o utilizavam em seus banhos e se recostavam em almofadas recheadas de açafrão, acreditando que desse modo evitariam a ressaca e no Oriente, após a morte de Buda seus discípulos estabeleceram o açafrão como cor oficial de suas túnicas.

Lá, a especiaria é símbolo de sabedoria e, como tal, faz parte dos rituais budistas.

Mas afinal, como podemos usar o açafrão para temperar?

O açafrão é capaz de transmitir aromas profundos, sendo insubstituível em muitas receitas, não somente espanholas, mas de vários outros países.

Importante: é recomendável adquiri-lo em estigmas, e não moído, para evitar consumir um açafrão misturado com outros de qualidade inferior. No entanto, para evitar um sabor muito forte que se sobressaia no tempero, você deve moer as ervas e diluí-las no caldo da receita entre 10 a 15 minutos antes de terminar seu cozimento.

Muitos pratos à base de arroz, como paellas e risotos, pedem açafrão. Além de dar coloração aos pratos, ele traz um toque vagamente amargo.

Carnes, peixes, frutos do mar, aves, guisados, saladas, caldos, sopas, molhos, recheios e massas também ficam muito bem acompanhados de um bom açafrão em seu tempero.

Para inspirar seu lado chef, nós escolhemos duas receitas especiais com essa especiaria de aroma e sabor tão altos quanto o custo, que é o açafrão.

A primeira receita é de Frango ao Coco de Oliver Anquier, e a segunda é o Risotto Alla Milanese da Chef Silvana Bianchi, em que o açafrão dá um toque muito especial.

É muito importante lembrar que todas as receitas combinam muito bem com um bom vinho branco para acompanhar os pratos. Bom apetite! Ou, como diriam os turcos, afiyet olsun!

Nossa Indicação: Herdade do Esporão Pé Tinto 2021

Herdade do Esporao Pe Tinto 2021
Por Alykhan Karim
Co-fundador e CEO de Sonoma Market

Os melhores vinhos para acompanhar sua receita você encontra na Sonoma.

[/et_bloom_locked]

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário