mz6hkjdvbskhwckwgpwe

As diferentes faces do vinho do Porto

As diferentes faces do vinho do Porto

O Vinho do Porto é, sem dúvida, o mais famoso vinho português, e pertence ao panteão dos grandes vinhos do mundo. São originais do Douro, no norte de Portugal, distante cerca de 50 km da cidade do Porto. A região é legalmente dividida em três sub-regiões: Cima Corgo, Baixo Corgo e Douro Superior. A cidade de Pinhão é o centro nervoso da denominação, e de onde saem os vinhos de mais qualidade.

O Porto é um vinho fortificado, também conhecido como “generoso”, cujo processo de fermentação é interrompido pela adição de aguardente vínica, o que resulta numa bebida doce e com teor alcoólico entre 19 – 22% de álcool.

São mais de 80 as variedades de uvas permitidas para fazer o Porto, e entre elas se destacam a Touriga Nacional, Tinta Barroca, Tinta Roriz, Tinta Amarela e Tinta Cão. Destas, a mais nobre é a Touriga Nacional, hoje considerada a maior uva tinta de Portugal.

Os britânicos desempenharam papel importante na história deste vinho, e foram os responsáveis pela sua regulamentação e distribuição em todo o mundo. A influência inglesa pode ser observada nos nomes de algumas das principais vinícolas (Taylor’s, Graham’s, Dow’s) e, nas categorias dos vinhos, – onde também prevalece a nomenclatura em língua inglesa – Ruby, Tawny, Vintage.

Algumas casas de Porto possuem mais de 300 anos de idade, como a Croft, de 1678, e a Taylor, de 1692. A região foi demarcada oficialmente em 1756, pelo Marquês de Pombal, no esforço de assegurar a origem do vinho e garantir a qualidade do produto.

Tecnicamente existem dois tipos de Vinhos do Porto, o Ruby e o Tawny.

O Porto Ruby é engarrafado com pouco tempo de amadurecimento em carvalho, sendo envelhecido em garrafa. O topo da pirâmide desta categoria é o Porto Vintage, produzido com uvas de uma única safra, e de uma única propriedade. É considerado o melhor vinho português, e um dos mais longevos do mundo. É possível encontrar Porto Vintage com mais de 100 anos, impressionantemente vivos e calorosos.

O Porto Tawny é feito com as mesmas uvas do Ruby, e com a mesma técnica. A diferença entre eles é que o tipo Tawny é envelhecido em tonéis por vários anos antes de ser engarrafado e, portanto, é mais evoluído e de coloração mais clara. Não há diferenças de produção entre os dois tipos, o que muda é o tempo de envelhecimento. O Tawnys mais nobres são os que destacam idade: 10 anos, 20 anos, 30 anos, e 40 anos. O topo da pirâmide é o Tawny Colheita.

Ricos, doces, encorpados, nobres, podem ser provados puros “para meditação”, ou acompanhando chocolate amargo, queijos fortes e até mesmo um bom charuto.

Manuel Luz

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário