rjtns77qixfba2tjt3pa

Novembro azul: alimentos que ajudam na prevenção

Ainda pouco falado, se levarmos em consideração o outubro rosa, o Novembro azul, é um mês mundialmente dedicado a prevenção de um mal que atinge grande parte da população masculina: o câncer de próstata.

A campanha permanece ativa o ano todo, mas especialmente no mês de novembro, é que ela ganha força! O Novembro Azul, tem como objetivo dar um chega para lá no preconceito para mostrar que cuidar da saúde, também é coisa de homem!

Preconceito?

Sim, infelizmente ele ainda existe entre os homens quando o assunto é consultas aos urologistas, tudo por medo do tão polêmico exame do toque.

Se você faz parte deste time, pode esquecer. Atualmente existem diversos tipos de exames capazes de detectar qualquer possível problema.

Vale lembrar, que assim como no Outubro Rosa; o Novembro Azul recebe o apoio de diversas prefeituras que para sinalizar a campanha, iluminam com a cor azul pontos das cidades.

Agora que você já sabe como se cuidar, veja alguns alimentos que auxiliam na prevenção do câncer de próstata:

Leite

leite-de-vaca

Uma das principais fontes de cálcio, o leite ajuda no processo de autodestruição de possíveis células cancerígenas, além de melhorar o sistema imunológico.

Mas atenção, evite os excessos! O recomendado é que um adulto consuma no máximo meio litro de leite ao dia.

Açafrão

Curcuma

De sabor amargo, porém muito importante para o organismo, esta especiaria é ótima para combater inflamações, asma e principalmente células cancerígenas.

Cientistas da Universidade de Nova Jérsei descobriram que o açafrão, ao ser combinado com vegetais que possuem fito nutrientes, pode ser muito eficaz na prevenção do câncer de próstata.

Tomate

tomate

Popular e fácil de ser encontrado, o tomate é uma importante fonte de carotenoide e fito nutrientes; importantes antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças de próstata.

O tomate pode ser consumido puro, porém o mais indicado é processá-lo e usar sua polpa em molhos ou sopas, para que seja possível extrair o maior quantidade de sumo. Veja como fazer um legítimo molho à bolonhesa.

Oleaginosas

O-poder-das-frutas-oleaginosas

O nome pode ser estranho, mas os alimentos deste grupo são velhos conhecidos: avelã, nozes, amendoim e castanha do pará. Estes grãos são riquíssimos em selênio, substância que auxilia na renovação das células e do sistema imunológico.

Alho e cebola

alho-e-cebola

Existe combinação de temperos mais brasileira que essa? Seja lá quem inventou essa combinação, acertou em cheio!

Segundo um estudo publicado pelo NCI (Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos), esta dupla rica em nutrientes antioxidantes e compostos sulfurosos, impede os radicais livres de agirem, prevenindo assim o câncer de próstata.

Chá-verde

Chá-Verde

Há anos, muito se fala sobre o poder medicinal atribuído a seu composto, capaz de destruir bactérias, vírus e principalmente fortalecer o sistema imunológico, além de afastar o desenvolvimento de células cancerígenas.

Vai um chazinho aí?

Cogumelos

cogumelo

Deliciosos, os cogumelos (em especial os asiáticos) como shiitake, shimeji possuem um composto responsável por ativar a imunidade, inibindo o desenvolvimento de tumores.

Com propriedades imunológicas, estes cogumelos podem maximizar os benefícios do homem, agindo diretamente na próstata.

Salmão

salmao

Você provavelmente já está cansado de saber que o salmão é famoso por ter o óleo ômega 3. Mas sabe como ele auxilia na prevenção de doenças?

Este óleo retarda o desenvolvimento de tumores, principalmente o de próstata. Estudos realizados em 2009, revelaram que comer salmão ao menos uma vez por semana reduz o risco do aparecimento de tumores.

Brócolis

o-brocolis-pode-ser-preparado-no-vapor-5b4f5289ec913

Não só o brócolis, mas vegetais verdes em geral, são ricos em cálcio fólico que ajudam no combate aos radicais livres presentes nas células.

Consumindo ao menos um vegetal verde por dia você pode eliminar enzimas intoxicantes, e potenciadores de tumor.

Vinho

Vinho-Tinto

Está surpreso? Então provavelmente você não leu nossa matéria sobre os benefícios do vinho. Mas explicamos: A deliciosa bebida de Baco, contém flavonoide, componente responsável por agir como retardador das células cancerígenas.

Mas atenção, ingerir todos esses alimentos não previnem totalmente a doença! Para isso é preciso realizar visitas periódicas ao urologista ao menos uma vez ao ano.

Por falar nisso, vale a pena lembrar que o SUS (Sistema Único de Saúde) realiza exames para a detecção precoce de câncer de próstata gratuitamente. Agora não tem desculpa!

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário