audjubver6e14epckvbu

Pasta nossa de cada dia

Pasta nossa de cada dia
Nada é mais italiano do que comer. Nenhuma comida é mais italiana do que o macarrão. A receita é simples: água e farinha. Algumas preparações levam ovo. Pode ser amarela ou colorida pela adição de ervas frescas ou legumes tintureiros, como a beterraba e a cenoura. Seca ou fresca, a pasta, como chamam os italianos, tornou-se um clássico da cozinha universal.Nós, brasileiros, bem sabemos disso, afinal, somos um dos maiores consumidores mundiais de macarrão em suas mais variadas formas.A pasta possui inúmeros formatos, combina uma infinidade de molhos e pode ser recheada, o que lhe dá infinitas possibilidades. É possível comer pasta o ano inteiro sem repetir a receita.Muitos afirmam que foi Marco Polo, no século 13, quem trouxe o macarrão para a Europa, embora outras fontes sugiram que a pasta é uma evolução natural do pão, como a pizza e a esfiha. Outros dizem ainda que chineses e italianos chegaram casualmente na mesma receita. Neste caso, a contribuição de Marco Polo teria sido carregar na bagagem métodos de preparo desconhecidos no Mediterrâneo. O ponto a favor dos italianos é que enquanto os chineses preparam apenas um ou dois tipos de pasta, eles dominam a cena em uma infinidade de versões. Controvérsias à parte, o fato é que a pasta italiana dominou o mundo.

Versátil, ela pode ser substancial e quente no inverno, servindo aos propósitos de um grande tinto. Também pode ser rústica, apenas coberta por molho de tomate e manjericão. Ou bem sofisticada, recheada de trufas brancas e servida com o mais nobre Borgonha. No verão, aceita molho a base de limão, camarões grelhados e azeitonas verdes, e, para os vegetarianos, apresenta-se com legumes salteados, alho e pimenta do reino. Pode ser preparada por grandes chefs, mas é um dos pratos que mais iniciam amadores na cozinha.

Separamos algumas indicações que combinam demais com o friozinho do inverno. Todas as versões, claro, acompanhadas por excelentes vinhos.

Pasta alla carbonara

Com molho a base de ovo, pancetta, alho e pecorino. É típico da região de Roma. O vinho se for tinto deve ter boa acidez, se for branco, amadeirado.

Harmonização

Pasta ao sugo

Simples no preparo, seu sucesso depende da qualidade do tomate e do azeite utilizado. Harmoniza com tinto, seco e de corpo médio.

Harmonização

Pasta alla puttanesca

Típica de Nápoles e região. Leva alho, alcaparra, azeitona, aliche, pimenta e tomates. Bom para tintos e brancos encorpados.

Harmonização

Pasta com frutos do mar

Linda opção para quem aprecia prato leve ao mesmo tempo cheio de sabor. Essa é uma preparação muito comum no Brasil, pode levar molho cítrico ou, o mais tradicional, molho de tomates.

Harmonização

Pasta aos quatro queijos

Outro clássico muito popular em todo o Brasil, vai bem com vinhos amadeirados ou tintos frutados.

Harmonização

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário