quer se dar bem na ceia de natal e reveillon

Quer Se Dar Bem Na Ceia De Natal E Réveillon?

Mais um ano se passou, é chegada a hora de celebrar. Natal, Ano Novo… E nada melhor do que comemorar com vinhos.

Mas quais?Mais um ano se passou, é chegada a hora de celebrar.

Natal, Ano Novo… E nada melhor do que preparar as ceias de final de ano e se deliciar com as comidas e bebidas dessa época!

Mesa farta, comida à vontade, isso pode gerar certa dificuldade na hora de “harmonizar” a ceia, principalmente se o menu ainda não estiver totalmente definido.

Um dos melhores curingas são os espumantes, de preferência os secos, pois sua acidez ajuda a cortar a gordura dos pratos e prepara o paladar para a próxima garfada.

Além disso, as borbulhas dão um “tom de comemoração”. O melhor de tudo é que os espumantes geralmente servem uma refeição do começo ao fim, até porque estaremos no mês de dezembro, quando o calor é mais intenso (não há nada mais refrescante!).

Apesar disso, existem alguns pratos que são clássicos nas ceias de natal e ano novo dos brasileiros, como as aves, pescados, carne de porco e, claro, as deliciosas sobremesas.

Comilanças à parte, aí vão algumas dicas para você fazer bonito na frente da família e dos convidados.

Se for servir algum prato à base de ave, como peru, chester ou até frango, pense em um vinho tinto leve, como os da uva Pinot Noir, os da região de Valpolicella, na Itália, e de Beaujolais, na França.

Tem também o bacalhau, que merece muita atenção. O peixe já é salgado por natureza e ganha acompanhamentos como cebola, azeitonas, batatas e pimentão.

Aqueles que gostam de vinhos tintos, e não os dispensam de forma alguma, poderão servir um tinto ainda jovem. Para quem gosta de vinho branco, procure um delicioso e encorpado Chardonnay.

E, para combinar com aquele delicioso pernil ou tender, que sempre vêm acompanhados de farofas e molhos, sugiro vinhos tintos leves e frutados, como um bom Barbera ou Dolcetto (ambos italianos) ou até mesmo um espumante brut rosé.

Já as deliciosas sobremesas, as rabanadas e os doces à base de frutos secos, um vinho do Porto do tipo Ruby. Para os panetones, um espumante com a uva Moscatel.

Lembrando que para vinhos doces, como esses, o importante é que tenham também acidez, para que não se tornem enjoativos.

Agora ficou mais fácil celebrar o ano que passou e deixar que as boas vibrações desse novo ano comecem a chegar!

Boas festas a todos!

Por Rafa dos Santos

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário