Shiraz ou Syrah ?

A uva traz o nome de uma cidade do Irã: Shiraz, também chamada de Syrah. Até pouco tempo atrás, pensava-se que sua origem estava nesta região ao sul dos Montes Cáucasos.

Porém, análises de DNA realizadas recentemente apontam a procedência da uva, considerada a mais antiga vinífera do mundo, na região de Côtes du Rhône, no sudeste da França.

É uma uva de colheita não muito tardia e de alta qualidade, se plantada na quantidade certa por hectare. O nome muda de acordo com o lugar onde for plantada: na Europa, recebe o nome de Syrah, enquanto na Austrália e na América do Sul (Argentina e Chile) é designada pelo nome inglês Shiraz.

A casta consegue unir a potência e a profundidade da Cabernet Sauvignon, com a complexidade e o sabor da Pinot Noir – as duas uvas que dividem os corações dos degustadores.

Assim como a Chardonnay, a Shiraz/Syrah reflete o terroir (termo que engloba condições de solo e clima) de onde é cultivada, produzindo vinhos diferentes de acordo com a região.

A uva que reina na parte norte de Côtes du Rhône (Vale do Ródano), na França, é orgulho do país e traz vinhos como o Côte Rôtie, aromático e de cor intensa, além dos conhecidos Hermitage, mais tânicos e minerais.

No Brasil, encontra-se ótimas safras de Shiraz / Syrah, importadas principalmente da Austrália, onde a uva é plantada desde o século XIX.

Na Argentina, a produção de Shiraz/Syrah tem centro em Mendoza e no Vale do Uco, enquanto no Chile encontramos a uva em Colchagua e Aconcagua.

Por Sonoma Brasil

Conheça nossa variedade de vinhos na Sonoma.


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.