TOSCANA

Toscana – Uma Região de Vinhos Inesquecíveis

Toscana – Itália

Toscana, na Itália, tem uma sólida atuação no mundo do vinho. A fabricação da bebida na região começou antes da dominação romana, quando os habitantes da área entraram em contato com as colônias gregas, adotando suas técnicas de produção de uvas e vinhos.

A partir da Idade Média, a viticultura ganhou maiores proporções na região, que é famosa por ter parte de sua área constituída por colinas e terrenos acidentados: somente 8% das áreas de produção de uvas na Toscana são planas.

A geografia de Toscana é favorável à viticultura. Produtores tendem a cultivar uvas em colinas e encostas, pois estas áreas geralmente dão frutos com melhor qualidade, devido à maior concentração de luz e sol para o amadurecimento das uvas.

Em Toscana se produz várias castas de uvas diferentes. Dentre as brancas, estão a Sauvignon Blanc, a Chardonnay, a Malvasia, a Malvasia di Candia, a Vermentino di Luni e a Trebbiano.

Já dentre as tintas, estão as francesas Cabernet Sauvignon e Merlot, e as italianas Canaiolo, Prugnolo Gentile, Pollera Nera e Morelino di Scansano.

Destaque para as tintas Sangiovese, principal casta de uva da região, e a Brunello, que é considerada um clone da Sangiovese.

Esta uva é utilizada na fabricação do vinho Brunello di Montalcino, um dos italianos mais apreciados e caros.

Outro vinho produzido em Toscana, que é símbolo da região, é o Chianti. Trata-se de um vinho tinto seco fabricado com as uvas tintas Sangiovese e Canaiolo.

As castas brancas Malvasia e Trebbiano entram no corte para dar mais corpo ao vinho, que é conhecido por ter aromas e sabores concentrados de frutas.

Por Sonoma Brasil

Os melhores vinhos você compra na Sonoma

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário