Uma tradição do mar
Qual será a tradição de quebrar uma garrafa no casco do navio para dar sorte? Na Inglaterra, a navegação é coisa séria, e eles nos contam o porquê da tradição.

Qual será a tradição de quebrar uma garrafa no casco do navio para dar sorte? Na Inglaterra, a navegação é coisa séria! E eles vão nos contar o porquê da tradição.

A cena é comum – em filmes, desenhos animados e até livros: antes da primeira viagem de qualquer navio, uma garrafa é quebrada no casco do navio para “dar boa sorte”. E na Inglaterra, onde a navegação sempre foi levada muito a sério, o Museu Marítimo Nacional conta com detalhes o motivo e as diferenças de todas essas tradições.

Navios de guerra devem ser celebrados com vinho tinto. Segundo a tradição viking, a embarcação devia cheirar sangue à primeira oportunidade.

No Mediterrâneo, uma taça de vinho era despejada no mar para aplacar Poseidon, deus dos mares na mitologia grega. A taça, geralmente feita de metais preciosos, também era lançada ao mar depois da oferta.

O “batizado” do navio, antes de seu primeiro contato com o mar, também passou a ser realizado quebrando uma garrafa de Champagne contra o casco da embarcação.

Por Clarissa Viana

Conheça nossos espumantes


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.