Uva: o início de tudo

Sabia que a uva é a planta mais cultivada no mundo? O Sonoma te leva para o mundo da fruta que dá origem aos vinhos.Sabia que a uva é a planta mais cultivada no mundo?
A uva que origina o vinho é fruto da videira, planta da espécie Vitis vinifera, da família das vitáceas, trepadeiras de tronco retorcido, ramos flexíveis e folhas grandes. É uma das plantas mais cultivadas do mundo, principalmente por sua capacidade de adaptação aos diversos tipos de clima e solo.
A produção de vinho é uma das atividades mais antigas da civilização humana, datando de oito mil anos atrás.“A cultura da videira acontece nas mais variadas regiões do planeta, mas precisa de algumas condições básicas: sol, chuvas razoáveis na época do surgimento e crescimento dos frutos; mas tempo seco e ameno no restante do ciclo.Regiões muito frias o ano todo, ou com muita chuva, não deixam a vinha prosperar”, aponta Jorge Tonietto, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, que atua na área de Zoneamento e Indicações Geográficas.. A temperatura da região de cultivo também deve variar o suficiente para que a planta se desenvolva e possa amadurecer propriamente as uvas.

Algumas variedades são cultivadas em regiões específicas, por conta do clima, terreno ou características da uvas. Mas outras não: “Existem variedades, chamadas internacionais ou cosmopolitas, que se adaptam mais facilmente a diferentes tipos de clima. As condições de clima e solo interagem, sendo que um pode potencializar o outro na adaptação das castas”, acrescenta Tonietto.

O pesquisador aponta também que, apesar de alguns solos serem distintos, podem igualmente produzir vinhos de alta qualidade. “É por isso que o vinho tem seu valor também pelas regiões de origem, que mostram produtos de valores diferentes, de acordo com as qualidades de cada região aporta”, finaliza.

E que tal uma bela taça para brindar à Vitis vinifera?

Nossa Indicação: Herdade do Esporão Pé Tinto 2021

Herdade do Esporao Pe Tinto 2021
Por Alykhan Karim
Co-fundador e CEO de Sonoma Market

Os melhores vinhos do mundo você só encontra na Sonoma Market !

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário