Assim se aparesenta a Chardonnay, uma das uvas mais plantadas do mundo e principal no corte de Champagne.

Chardonnay: a principal uva do espumante!

A melhor apresentação que se pode fazer dessa variedade é essa: a Chardonnay é a principal uva da qual é feito o champagne, aquele vinho espumante da Denominação de Origem de mesmo nome.

Mas reduzir essa uva de origem francesa a apenas isso seria uma heresia.

A Chardonnay é a mais popular das variedades brancas, e pode ser de fabulosa a desonesta, depende da qualidade do produtor.

Pela diversidade de sabores e aromas que produz de acordo com o local e a maneira que se lida com a uva, os vinhos variam: dos minerais Chablis aos complexos, secos e amendoados Mersault (todos franceses).

Por ser uma variedade não aromática, envelhecer seu vinho em carvalho – novo ou usado, francês ou americano – e torna-o texturizado, amanteigado e defumado, com toques de canela e nozes.

Há uma tendência a envelhecer a Chardonnay de outras maneiras, como tanques de aço, em reação ao excesso de madeira de alguns vinhos.

Vinhedos em clima quente conferem um sabor mais ou menos acentuado de carvalho e de frutas tropicais, enquanto que os toques de melão maduro e limão estão relacionados aos climas frios.

Na Borgonha, a Chardonnay produz vinhos dos mais variados estilos, mas ela também tem originado bons produtos em outras localidades, como África do Sul, Austrália, Califórnia, Chile e Nova Zelândia.

Por Sonoma Brasil

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário