Garnacha, a uva espanhola de presença

Personalidade forte, como todo bom espanhol. Olé! Conheça a uva tinta de muitos nomes: Garnacha!

Personalidade forte, como todo bom espanhol. Olé!

A Grenache é uma variedade tinta, de origem espanhola e uma das mais plantadas do mundo, por se adaptar facilmente a climas quentes e secos. Sua popularidade vem aumentando, e pode ser encontrada em vinhos de corte, misturada com as variedades Shiraz ou Mourvèdre.

Na Espanha, a variedade é conhecida como Garnacha tinta, e amplamente cultivada nas regiões de Rioja e Priorat. Na ilha italiana da Sardanha, a uva é chamada de Cannonau.

Seus vinhos são fortes e frutados, têm sabores de morango, pimenta branca e framboesa, além dos aromas de alecrim e tomilho. É uma excelente variedade para vinhos rosados ou doces fortificados por seu alto nível de açúcar. A uva é uma das preferidas dos produtores por ser resistente e alcançar cedo boa maturidade.

Bons exemplares de Grenache são de textura aveludada e cores fortes, e podem ser encontrados em vinhedos na França, como o Château Rayas (Châteuneuf-du-Pape), no sul do vale do Rhône – onde representa 80% do corte –, e nos vales de Barossa e McLaren, na Austrália.

Por Sonoma Brasil


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.