Johannisberg: Raridade Européia

A uva também conhecida como Sylvaner e Gros-Rhin produz excelentes vinhos brancos caracterizados pela alta acidez.A variedade é cultivada, principalmente, na Alemanha, França e Suíça – sendo esse último país um dos mais importantes na produção de vinhos a partir dessa uva.Na Suíça, ela ocupa o segundo lugar na ordem de importância das variedades brancas da região de Valais – perde apenas para a Chasselas, que é a mais consumida pelos suíços. Com o intuito de preservar suas qualidades, sua plantação no Valais é feita em vinhedos nas exposições mais favoráveis para desenvolver sua personalidade fina e encorpada e, é claro, sua característica altamente aromática e floral. Geralmente, a variedade produz vinhos elegantes e com acidez mais acentuada.

E, em comparação à sua concorrente Chasselas, ela é mais tardia e se distingue pelo seu broto verde-amarelado e folha redonda, além de possuir cachos médios, compactos e uvas redondas, verdes e levemente salpicadas de castanho.

Na maioria das vezes, a Johannisberg se expressa bem em vinhos jovens, não que isso seja regra ou empecilho para vinhos de guarda, pelo contrário, as melhores safras podem ser armazenadas por anos e até mais de uma década. E porque não décadas? O importador José Augusto Saraiva, da empresa Vinitude, no Rio de Janeiro, contou que foi surpreendido com um rótulo Johannisberg da safra 1977. “Foi um presente e resolvi esperar a ocasião adequada, mesmo não sabendo ao certo o seu estado.

Em um jantar com amigos que conhecem e estudam muito sobre o mundo de vinhos, não hesitei, já que se a bebida estivesse ruim, certamente, eles iriam entender. Ficamos surpresos, pois o vinho estava ótimo e absolutamente íntegro na cor dourada e nos aromas de frutas maduras, como manga, lichia e abacaxi. Alguma especiaria e mel também ajudaram a compor a bebida. Para completar, uma inesperada acidez. Incrível, né?”, comenta.

Infelizmente, os vinhos produzidos a partir dessa variedade são mais difíceis de serem encontrados. Poucos deles podem ser adquiridos no país, ainda mais se o rótulo for suíço. Alguns países, no entanto, têm o privilegio de oferecer a legítima bebida suíça, entre eles a Bélgica, Holanda, Alemanha, Estados Unidos e China. Para os amantes brasileiros de vinhos brancos, o jeito é esperar (e torcer) para que, em futuro próximo, os vinhos Johannisberg se tornem mais acessíveis por aqui.

Os melhores vinhos você encontra na Sonoma.

Por Sonoma Brasil

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário