A uva aromática que produz vinhos encorpados, é uma ótima combinação com outras variedades.
A origem francesa da uva – o nome da variedade significa “jovem melro” no Francês Antigo – coloca essa variedade na família da Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Carmenère – e pesquisas comprovaram essa ligação genética apontando as duas últimas como variedades irmãs da Merlot.
Os aromas típicos da Merlot são frutas vermelhas, como amoras e ameixas pretas, além de cassis e chocolate. Seu vinho, naturalmente mais encorpado, geralmente é misturado com outras uvas, principalmente Cabernet Sauvignon – a mistura é feita para somar o corpo da Merlot com os taninos da Cabernet Sauvignon.
Em Bordeaux, essa é a variedade mais plantada, mas seus vinhos só ganharam destaque depois da Segunda Guerra Mundial; a Merlot é uma das variedades que compõem o corte típico bordalês. Na Califórnia, apesar da queda nas vendas depois do filme “Sideways – Entre umas e Outras”, no qual o protagonista detestava vinhos dessa uva, mas muitos críticos apelidaram a Merlot como “Chardonnay vermelha”.
Na Itália, os supertoscanos contêm Merlot na mistura com Sangiovese, e o efeito de suavização é similar ao do corte bordolês.
Por Sonoma Brasil
Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.
Conheça nossa variedade de vinhos!