Syrah: a uva deliciosamente versátil

Syrah: a uva deliciosamente versátil

De vários nomes e origens, a uva Syrah carrega versatilidade em seus vinhos. Conheça uva!

De vários nomes e origens, a uva Syrah carrega versatilidade em seus vinhos. Vale a pena conhece-la!

Chamando de Shiraz ou Syrah, o importante é a experiência de bebê-la. Essa uva produz vinhos tintos essencialmente frutados e encorpados.

A origem dessa variedade é comentada: apesar de referências apontando que a uva tenha surgido na região da Antiga Pérsia, na cidade de Shiraz, um estudo genético desenvolvido pela Universidade da Califórnia nos anos 1990 apontou que os “pais” dessa variedade são, na verdade, franceses! As castas Dureza e Mondeuse Blanche são encontradas em pequenas quantidades nos vinhedos do sul da França e foram cruzadas para dar origem a Syrah.

A uva é chamada de Syrah na França, e Shiraz na Austrália, e as diferenças não ficam apenas no nome. Enquanto na França a variedade produz excelentes vinhos varietais, principalmente na DOC Hermitage, onde diz a lenda São Patrício plantou a Syrah, na Austrália, a casta teve excelente adaptação e produz bons rótulos de corte, principalmente em conjunto com a Cabernet Sauvignon. Além de França e Austrália, a África do Sul fabrica também bons produtos.

Os principais aromas dessa uva são azeitona preta, amora preta, cereja preta, ameixa, cassis, casca de laranja, pimenta do reino, cravo, canela, violetas, chocolate, alcatrão e alcaçuz, planta de raízes adocicadas, utilizada até na confecção de cervejas.

Por Sonoma Brasil

Conheça nossa variedade de vinhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aprenda mais sobre o universo do vinho.

Cadastre seu e-email e receba atualizações notícias e promoções

Por favor, verifique seu email. Por favor, verifique sua cidade.
O que falam da gente

Quer saber mais da Sonoma? Clique em algumas destas matérias para saber mais sobre a empresa.

Close
© 2020 SONOMA. Todos os direitos reservados. Se beber não dirija. Aprecie com moderação. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.
Close