De vários nomes e origens, a uva Syrah carrega versatilidade em seus vinhos. Conheça essa uva!

Chamando de Shiraz ou Syrah, o importante é a experiência de bebê-la. Essa uva produz vinhos tintos essencialmente frutados e encorpados.

A origem dessa variedade é comentada: apesar de referências apontando que a uva tenha surgido na região da Antiga Pérsia, na cidade de Shiraz, um estudo genético desenvolvido pela Universidade da Califórnia nos anos 1990 apontou que os “pais” dessa variedade são, na verdade, franceses! As castas Dureza e Mondeuse Blanche são encontradas em pequenas quantidades nos vinhedos do sul da França e foram cruzadas para dar origem a Syrah.

A uva é chamada de Syrah na França, e Shiraz na Austrália, e as diferenças não ficam apenas no nome. Enquanto na França a variedade produz excelentes vinhos varietais, principalmente na DOC Hermitage, onde diz a lenda São Patrício plantou a Syrah, na Austrália, a casta teve excelente adaptação e produz bons rótulos de corte, principalmente em conjunto com a Cabernet Sauvignon. Além de França e Austrália, a África do Sul fabrica também bons produtos.

Os principais aromas dessa uva são azeitona preta, amora preta, cereja preta, ameixa, cassis, casca de laranja, pimenta do reino, cravo, canela, violetas, chocolate, alcatrão e alcaçuz, planta de raízes adocicadas, utilizada até na confecção de cervejas.

Por Sonoma Brasil

Os melhores vinhos do mundo você só encontra na Sonoma Market !

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário