Uva Ancellotta

Guarde bem este nome: Ancellotta. Apesar de difícil (e estranho) pode te proporcionar bons momentos.Guarde bem esse nome. Apesar de difícil (e estranho) pode te proporcionar bons momentos.Confesso que quando nos deparamos com um rótulo dessa variedade em uma de nossas degustações, nem me dei conta que se tratava de uma uva.
A bebida que provamos, foi tão surpreendente quanto o seu nome. Tão agradável que me fez pesquisar mais sobre ela…
Em livros e na internet, descobri que a variedade Ancellotta, infelizmente, é pouco conhecida e encontrada no país. Cultivada, principalmente, na região Emilia-Romagna, na Itália, é habitualmente usada em seu país de origem em associação com outras variedades.
Como é o caso da Cabernet Franc de Bordeaux, por exemplo. Pode ser apreciada em Lambruscos e tintos, sendo que para o primeiro é usada como uva secundária para sua produção, tornando-o um pouco mais doce.A uva de nome, digamos que diferente, também pode ser encontrada como “Lancellotta”, onde provavelmente deriva da família italiana Modenese Lancellotti, que foram os primeiros a cultivarem a uva no século 14.O que mais me chamou atenção no rótulo que experimentei foi a suavidade e o equilíbrio perfeito entre a acidez, o álcool e o tanino. Como novata no mundo de vinhos, acredito que esse seja o segredo de um vinho gostoso.

A mistura das variedades Ancellotta e Malbec – corte presente no vinho – o tornou tão saboroso que ao final da taça ficou aquele “gostinho” de quero mais, uma vez que a variedade Malbec agrada quase sempre. Eu, particularmente, adoro e essa mistura ficou excelente.

Além do sabor, que achei que lembra muito frutas em compota, a coloração é outro ponto que seduz. Uma cor intensa violeta, atrai o olhar para taça. Não só os aromas e sabor são importantes. O conjunto deve estar em harmonia e, portanto, uma coloração bonita faz toda a diferença para a compor uma boa experiência com a bebida.

Essa uva é candidata a se tornar sua preferida. Será que tem mais alguém na nossa comunidade Sonoma que já provou um vinho com a variedade Ancellotta?

Se sim, a experiência foi agradável?

Nossa Indicação: Faccin Malvasia Bianca 2021

Faccin Malvasia Bianca 2021

Faccin Malvasia Bianca 2021

Este vinho é um espetáculo, acompanhamos ele ao longo dos anos e cada nova safra é a sua melhor versão. É um dos melhores vinhos brasileiros que já provamos, especialmente considerando seu valor. A casta de origem grega da Ilha de Creta, Malvasia Bianca, chegou a ser plantada na Itália, principalmente em Sardenha e Puglia, mas também em Piemonte.

É devido à herança norte-italiana da família Faccin que temos em mãos hoje esta versão nacional, uma raridade na viticultura brasileira. A safra 2021 nos presenteia com um bouquet aromático exótico e exuberante, com notas de fruta de caroço, como pêssego e nectarina maduros, envoltas em delicadas notas de mel, com um toque floral. Também é possível sentir aroma de especiarias doces, cardamomo e canela. .

No palato é macio, leve e vai evoluindo gradualmente com uma acidez brilhante! Os sabores variam entre fava de mel e frutas cítricas, como laranja lima com um toque de pêssego e carambola maduros. No fundo, um pouco de damasco, com um final de boca levemente picante de pimenta branca. Agrada todo paladar.

Para tomar sozinho ao longo da noite toda ou para acompanhar um delicioso ceviche de frutos do mar, ostras, vieiras e casquinha de siri, um galeto na brasa, uma bochecha de porco com purê de maçã. Também é uma ótima combinação com pratos vegetarianos.

*Recomendamos deixá-lo na horizontal por uns dias após receber e manter fora de sol ou ambientes úmidos. Um vinho natural feito sem sulfitos e conservantes.

Por Alykhan Karim
Co-fundador e CEO de Sonoma Market

Os melhores vinhos do mundo você só encontra na Sonoma Market !

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

2 comentários

Renato Silva "title=""> -

Há pouco mais de um ano, visitando o Vale dos Vinhedos em RS, quis sair do roteiro das grandes vinícolas e de repente entrei em uma estradinha qualquer. Parei na vinícola Dom Laurindo pela beleza dos parreirais. Bem atendido, disse que queria um vinho focado no sabor da fruta, sem complexidade. Daí conheci a Ancellotta…O resto, é o que foi escrito na postagem acima…Delícia de vinho !

Responder
Andrei D`Angelis "title=""> -

Ancellotta do Dom Laurindo é sensacional! Super recomendo também!

Responder

Deixe um Comentário