carmenere Carménère é uma casta de uva originária de Bordeaux, na França, mais especificamente de Medóc. Curiosamente, essa uva de tom preto azulado pertence à família da Cabernet Sauvignon, mas é mais suave do que ela, devido à sua quantidade reduzida de taninos.

Embora seja originária da França, as videiras da Carménère foram extintas no país em 1860, quando uma praga as atingiu. Para recuperar o prejuízo, os produtores passaram a investir na Merlot, tipo de uva mais resistente.

Quando já era considerada totalmente extinta, a Carménère foi redescoberta no Chile, onde era confundida com a Merlot pelos produtores locais.  A parte engraçada é que a Carménère foi parar no Chile por engano. Durante o século XIX, o país importou mudas de Merlot da França e acabou recebendo também, sem querer, mudas da Carménère.

Somente em 1994, Jean-Michel Boursiquot, professor de enologia, notou que algumas uvas de plantações chilenas ditas como Merlot demoravam mais para amadurecer. Após estudos, o professor francês confirmou que se tratava da casta de uva Carménère.

Conheça nossa seleção de vinhos a partir de R$39!