Zinfandel – Saiba a Verdade

A maioria das pessoas ainda pensa que a Zinfandel é uma variedade nativa da Califórnia, maior região vitivinícola dos Estados Unidos.
A verdade é que a uva Zinfandel era originalmente croata.

Chamada de “Crljenak Kaštelanski” em sua terra natal, passou muito tempo perdida e a Zinfandel, como a conhecemos hoje, ganhou o mundo em garrafas vindas da Califórnia.

A cepa se adaptou tão bem ao solo e ao clima da Califórnia, que a região se tornou a primeira produtora do mundo.

A Zinfandel é a casta que predomina em oito regiões da Califórnia, de Mendocino Lake e Sonoma, no norte do estado americano, às regiões central e sul.

Além disso, ela é cultivada em outros estados norte-americanos e em diversos países, como Austrália, África do Sul, Nova Zelândia, Chile, Argentina, França, Itália e, tradicionalmente, Croácia.

A partir da década de 70, descobriu-se que era possível fazer Zinfandel branco a partir da variedade tinta da uva, versão bem mais doce e suave.

Para isso, antes de ser iniciado o processo de fermentação, era preciso que o mosto fosse separado da casca da uva, responsável pela pigmentação e sabor robusto no vinho.

No tinto, a “picância” característica é envolvida por toques frutados, principalmente as frutinhas vermelhas e cerejas escuras. Na taça, a bebida é tão escura que chega a beirar a cor preta.

As harmonizações mais clássicas do vinho de Zinfandel são com hambúrguer com molho “barbecue” ou steak bovino.

Por Sonoma Brasil

Encontre os melhores vinhos na Sonoma

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário