Barossa Valley

O Barossa Valley é a região produtora de vinhos mais antiga do sul da Austrália. Ao contrário de outras regiões vinícolas, influenciadas pelos ingleses, a produção de vinhos no Barossa Valley foi iniciada por imigrantes alemães, fugidos da região prussiana da Silésia (hoje, Polônia).

Embora a Austrália seja famosa por seu Cabernet Sauvignon, em Barossa Valley o destaque fica para a produção de intensos e longevos exemplares de Shiraz.

Em sua história, o Barossa Valley começou sua produção de vinhos com o Riesling, devido à influência alemã, chegando a produzir o estilo porto por um certo tempo, até que começou a ganhar fama com a elaboração de um Shiraz encorpado, com notas intensas de chocolate e especiarias.

A acidez das uvas produzidas no Barossa Valley precisa ser equilibrada através de diversos processos, como a inversão osmótica ou a adição de água ao mosto. Por outro lado, a separação da casca em fases iniciais da fermentação ajuda a dar ao vinho de Barossa Valley um paladar suave.

Uma das vinícolas mais famosas do Barossa Valley pertence ao famoso enólogo John Duval, e fabrica vinhos que foram premiados mais de uma vez pelo International Wine Maker.

Entre eles, destacam-se o Entity Shiraz 2006, de cor intensa rubi-violeta, com espinha dorsal nos taninos e estrutura discreta, porém, bem equilibrado.

Já o Eligo Reserve Shiraz 2005 traz em sua combinação duas uvas de grande nome entre os degustadores: 95% de Shiraz e 5% de Cabernet Sauvignon. Seu paladar aponta frutas escuras, especiarias e defumados. Sua estrutura é intensa.

Por Sonoma Brasil

Conheça os vinhos do momento


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.