Bento Gonçalves

Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, é um dos principais centros produtores de vinhos do Brasil. A presença da viticultura é tão marcante em Bento Gonçalves, que a região ficou conhecida como ‘capital brasileira do vinho’.

A fabricação da bebida na região remonta ao século XIX, quando imigrantes alemães produziam o vinho para consumo. Foi somente em 1875, com a chegada dos imigrantes italianos, que a viticultura se intensificou na área.

Hoje, Bento Gonçalves abriga as principais produtoras do Brasil, como a Miolo Wine Group, que tem vários vinhos premiados, a Casa Valduga, famosa por seus espumantes, a Vinhos Salton e a Vinícola Aurora.

Bento Golçalvez foi, inclusive, a primeira região a obter o selo de indicação de procedência, que estabelece a origem da bebida. Isso também significa que todos os vinhos com esse selo obedecem padrões de qualidade exigidos pelas associações.

Bento Gonçalves, aliás, faz parte do Vale dos Vinhedos, que também conta com as regiões de Monte Belo do Sul e Garibaldi. O Vale dos Vinhedos abrange centenas de vinícolas de pequeno a grande porte, estimulando a produção de vinho na área, bem como o enoturismo, com viagens e passeios a vinícolas e degustações.

São cultivadas em Bento Gonçalves as famosas castas de uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Isabel, utilizadas na fabricação de vinhos tintos, assim como a Alicant Bouchet, que tem alta concentração de taninos e é bastante usada em blends.

Castas brancas cultivadas na região, como a Fernão Pires, a Gewuztraminer e a Grillo, são largamente utilizadas na fabricação de espumantes e vinhos brancos, além de serem usadas em vinhos de corte nacionais.

Por Sonoma Brasil

Conheça nossos produtos nacionais

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário