Quem é Robert Parker ?

O americano Robert Parker é considerado o maior crítico de vinhos do mundo. Figura respeitada e odiada por muitos, sobretudo por produtores que recebem críticas negativas, Robert Parker chega a experimentar até 10 mil vinhos por ano, cerca de 27 por dia.

Parker era advogado, mas resolveu abandonar a carreira quando descobriu que possuía duas apuradas capacidades: a de degustar vinhos com incrível discernimento e a de se lembrar de cada um deles no futuro.

Inspirado na antiga carreira, fundou a The Wine Advocate (O Advogado do Vinho), revista que se transformou numa bíblia para quem aprecia a bebida, sobretudo os americanos e europeus.

Todos os vinhos experimentados por Robert Parker recebem críticas, que vão parar nas páginas da The Wine Advocate.

Além da revista, Robert Parker também compila suas críticas em livros que são lançados anualmente e se tornam uma espécie de guia dos vinhos, um dos mais respeitados e vendidos do mundo, por sinal.

A influência de Robert Parker é enorme, no mundo dos vinhos. Além de causar impacto direto em fabricantes, consumidores e colecionadores, os leiloeiros também seguem à risca as críticas de Parker, que são utilizadas para estabelecer os preços das garrafas (valores que tendem a disparar quando recebem críticas positivas dele).

Parte do excelente trabalho que Robert Parker faz tem a ver com seu olfato apuradíssimo, herança de seu pai, certamente, que conseguia identificar aromas com extrema facilidade.

Parker, aliás, chegou a pôr seu nariz num seguro de US$ 1 milhão com medo de que pudesse perder o olfato, sentido importantíssimo na identificação de aromas dos vinhos.

Pelo papel que desempenha na indústria do vinho, Robert Parker se tornou insubstituível, sobretudo por fazer críticas que não poupam nenhum produtor e por desmistificar vinhos que chegam a custar milhares de dólares.

Por Sonoma Brasil

Os melhores vinhos você encontra na Sonoma


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.