Uma das práticas mais tradicionais do processo de vinificação é a pisa das uvas.
Apesar de ser um costume arcaico, considerado muitas vezes como antiquado, a pisa das uvas ainda é praticado em algumas vinícolas pequenas.
Os mais tradicionais acreditam que amassar as uvas com os pés proporciona melhor qualidade à bebida e vinícolas seculares ainda praticam apenas para os melhores rótulos, principalmente os fortificados do Douro, em Portugal.
[et_bloom_locked optin_id=”optin_1″]
No método de pisa das uvas, depois da colheita, elas são depositadas numa espécie de tanque chamado lagares, e pisoteadas.
Uma vez esmagada, a polpa da uva se separa da casca e caroço, dando origem ao mosto. A partir de então, o mosto passa pelo processo de fermentação.
Com a modernização da produção vitivinícola, a pisa das uvas foi substituída por métodos mecanizados, de modo a aumentar a eficiência da produção.
Além disso, a mecanização dá maior precisão ao enólogo sobre a qualidade do vinho obtido.
O ato considerado romântico e, de certa maneira, até folclórico, era comum em celebrações do início e final da época de colheita, a vindima. No Brasil, é possível ver a pisa das uvas, e inclusive praticar, em Bento Gonçalves, no Armazém de Cantinas Históricas.
Nossa Indicação: Herdade do Esporão Pé Tinto 2021
Pense num vinho leve, frutado, de valor super acessível, elaborado com a expertise de quem é um dos maiores produtores de Portugal, uma referência na Europa e no resto do mundo.
Esse é o Pé Tinto, da Herdade do Esporão, assinado pela família Roquette. Um blend de Moreto (casta que estava quase extinta e foi recuperada na região pela Herdade), Castelão – a famosa Periquita -, e Trincadeira.
Em taça sua cor é um rubi vibrante, que já transparece um pouco de toda a sua jovialidade. Exala inebriantes aromas de frutas vermelhas silvestres, como amoras, morangos, framboesas e cerejas, com toques herbáceos.
No paladar é elegante, fresco e com ótima estrutura. Entrega fruta plena, vibrante e de ótima qualidade, com um corpo médio para leve, ótima acidez, textura e taninos finos. Uma delícia.
Coringa para compor a mesa, vai bem com pizzas, tabule com kafta, berinjela ao forno, lasanha, peixes grelhados e sanduíches. Também combina com um delicioso hamburguer gourmet.
Conheça nossa variedade de vinhos
Por Sonoma Market
Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.
[/et_bloom_locked]