Safra de Vinho

Saber a safra de um vinho é fundamental para os apreciadores da bebida, pois é através dela que se pode determinar vários fatores, como sua longevidade e qualidade.

Mas, você sabe ao certo o que significa o termo safra? Ele equivale ao ano de produção das uvas utilizadas na fabricação dos vinhos. Ao saber o ano, é possível estabelecer se a safra das frutas é boa ou não.

Como a produção das uvas depende de fatores externos que sempre variam, como clima da região, incidência de chuvas e quantidade de sol recebida, toda safra é diferente.

Isso significa que não há uma constância: é possível comprar vinhos de um mesmo produtor com qualidade superior ou inferior, tudo depende do ano da safra.

Assim, o trabalho de todo produtor é desenvolvido para obter uma constância da qualidade da safra ou superá-la.

A boa qualidade de uma safra de uvas pode fazer, por exemplo, com que os vinhos encareçam a partir do momento que as safras são prestigiadas.

Para saber qual é a melhor safra, sem ter de acompanhar a previsão do tempo da região produtora durante o ano, é só verificar tabelas feitas por especialistas.

As tabelas desenvolvidas pela Mistral e Academia do Vinho são boas opções. Nelas, é possível identificar o ano da safra, a região produtora e uma nota que indica a qualidade das uvas.

Quanto maior a nota, melhor o vinho e seu poder de longevidade, o que significa que as garrafas podem ser guardadas por vários anos.

Por Sonoma Brasil

Os melhores vinhos você compra na Sonoma


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.