A Importância Do Sobreiro
Que as videiras e o Carvalho são essências para a existência do vinho, você já sabe.
E que dia melhor para relembrar dessas espécies do que hoje, o Dia Nacional da Árvore?
Conheça o Sobreiro!
Outra espécie muito importante para os amantes do vinho, é o Sobreiro, ou Quercus Súber (seu nome científico), pertencente à família do carvalho, essa árvore cultivada ao Sul da Europa, é a responsável por fornecer em sua casca a cortiça, matéria principal para a fabricação de rolhas.
Aliás, as rolhas são tão importantes para os vinhos, quanto as próprias garrafas (veja nosso guia de tamanhos e cores aqui).
São elas as responsáveis por vedar a garrafa e conservar o vinho, além de contribuir para e evolução dele, já que a barreira entre rolha e vinho, quando mantêm o menor contato com oxigênio, ajudam no processo de envelhecimento.
Extração: Como Funciona?
Mas o processo de extração da casca do sobreiro não é tão simples assim. Sua retirada só pode ser realizada após a árvore completar 25 anos (!).
E não para por aí, após a primeira extração a árvore precisa “descansar” por 9 anos até que seja realizada novamente, tudo porque é preciso respeitar o ciclo de vida do Sobreiro.
Por esses e outros motivos, alguns produtores vêm trabalhado com rolhas sintéticas, feitas de materiais biodegradáveis e resistentes a fungos para substituir a tradicional rolha de cortiça.
Nos resta esperar pelas novidades, de preferência, tomando um bom vinho!
Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.