descubra a importancia do sobreiro

Descubra a importância do Sobreiro

A Importância Do Sobreiro

Que as videiras e o Carvalho são essências para a existência do vinho, você já sabe.

E que dia melhor para relembrar dessas espécies do que hoje, o Dia Nacional da Árvore?

Conheça o Sobreiro!

Outra espécie muito importante para os amantes do vinho, é o Sobreiro, ou Quercus Súber (seu nome científico), pertencente à família do carvalho, essa árvore cultivada ao Sul da Europa, é a responsável por fornecer em sua casca a cortiça, matéria principal para a fabricação de rolhas.

Aliás, as rolhas são tão importantes para os vinhos, quanto as próprias garrafas (veja nosso guia de tamanhos e cores aqui).

São elas as responsáveis por vedar a garrafa e conservar o vinho, além de contribuir para e evolução dele, já que a barreira entre rolha e vinho, quando mantêm o menor contato com oxigênio, ajudam no processo de envelhecimento.

Extração: Como Funciona?

Mas o processo de extração da casca do sobreiro não é tão simples assim. Sua retirada só pode ser realizada após a árvore completar 25 anos (!).

E não para por aí, após a primeira extração a árvore precisa “descansar” por 9 anos até que seja realizada novamente, tudo porque é preciso respeitar o ciclo de vida do Sobreiro.

Por esses e outros motivos, alguns produtores vêm trabalhado com rolhas sintéticas, feitas de materiais biodegradáveis e resistentes a fungos para substituir a tradicional rolha de cortiça.

Nos resta esperar pelas novidades, de preferência, tomando um bom vinho!


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário