Gewürztraminer

Apesar de o nome Gewürztraminer sugerir que a nacionalidade da uva é alemã, a origem mais provável dessa variedade é, na verdade, a Itália.

Afinal, em tradução livre para o português, Gewürztraminer significa “uva apimentada do Tramin”, cidade localizada no norte da Itália. Especula-se, ainda, uma suposta origem da casta na Alemanha ou na região francesa da Alsácia.

Conhecida por produzir um vinho extremamente aromático, a Gewürztraminer apresenta um buquê único, incluindo especiarias, frutas tropicais e flores perfumadas.

Além disso, apresenta uma variedade muito grande de sabores: gengibre, canela, lichia, pétala de rosas, manga e laranja. Isso sem falar na “picância” que lhe dá o nome!

Por serem versáteis, produzem vinhos encorpados, secos ou doces. Para harmonizar um Gewürztraminer seco, o ideal é procurar um prato igualmente aromático e com certo teor de picante, como comida asiática.

Já para as versões mais doces, recomenda-se sobremesas que contenham fruta.

A uva é rosada, porém seus vinhos assumem uma coloração amarela escura. As dificuldades do cultivo limitam as regiões em que é encontrada: Itália, Alemanha, Chile, África do Sul e Estados Unidos.

Por Sonoma Brasil

Os melhores vinhos você encontra na Sonoma

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário