A Gewürz, para os íntimos, prosperou por séculos em toda Alemanha, Alsácia e norte da Itália. Hoje é cultivada em diversos países, inclusive no Brasil, sendo internacionalmente conhecida e apreciada por sua complexidade aromática.

Uma uva que tem nome grande, alemão, que intimida. De casca rosada a vermelha, é uma casta branca, cheia de mistério e particularidades.

Seu nome, Gewürztraminer, significa “uva apimentada do Tramin”, cidade do norte da Itália que fala alemão.

Neste artigo, vamos explorar um pouco da história dessa uva e como ela se desenvolve em terroirs diferentes ao redor do mundo. Descobriremos juntos mais um pouco sobre o vinho Gewürztraminer e teremos acesso a recomendações de rótulos que vão te surpreender!
[et_bloom_locked optin_id=”optin_1″]
gewurztraminer uva videira vinhedo

Porquê degustar um Gewürztraminer?

  1. Uma das 18 uvas nobres clássicas.
  2. É um vinho um tanto quanto underrated (ou subvalorizado, em tradução livre) e há diversas opções no mercado com excelente relação valor x qualidade.
  3. Harmonização perfeita para comidas bem apimentadas, como cozinha indiana e do Oriente Médio
  4. É uma casta surpreendentemente rara, apenas cerca de 50.000 hectares em todo o mundo!

Versão adulta do Moscato?

Os vinhos da casta Gewürztraminer têm muitas semelhanças com os Moscatos, mas, ao mesmo tempo, o Gewürz também possui maior teor alcoólico, aromas mais marcantes e menor acidez. 

Todas essas características tornam o vinho Gewürztraminer mais complexo e bem estruturado, tornando-o mais “adulto” que o Moscato.

Um vinho Gewürztraminer é sempre doce?

Não. Nem sempre. No entanto, por ser uma uva aromática como Moscato, Riesling e Torrontés, ela tem um sabor inerentemente doce simplesmente devido aos seus aromas.

Geralmente, um vinho Gewürztraminer tem 1 a 2g de açúcar residual por litro. Para nível de comparação, a legislação vitícola brasileira considera um vinho como meio-seco quando o mesmo tem a partir de 4g de açúcar residual por litro. Mas por causa dos aromas marcantes, álcool mais alto e acidez mais baixa, muitos Gewürz têm um sabor mais doce do que realmente são.

selecao vinhos gewurztraminer brancos

Seleção do Sonoma Market de vinhos da uva Gewürztraminer.

Sabores de frutas:
Lichia, Toranja, Abacaxi, Pêssego, Damasco, Laranja, Melão

Outros aromas:
Rosa, Mel, Gengibre, Incenso, Pimenta da Jamaica, Canela, Defumado

Acidez:
Média para baixa

Temperatura de serviço:
8ºC a 10ºC

Variedades similares:
Moscato, Riesling, Torrontés (Argentina), Loureiro (Portugal), Malvasia Bianca (Itália)

Origem
O berço da Gewürztraminer fica no sopé dos Alpes. É uma uva que tem casca rosada, assim como a Pinot Gris/Grigio, que também se dá muito bem em climas mais frios.

gewurztraminer mapa alpes origem uva regiao

Mapa da região dos Alpes, origem da uva Gewurztraminer. Fonte: Wine Folly.

É originária da Alemanha, mas ao longo dos séculos foi plantada no Velho Mundo na Itália, Hungria, Romênia, Croácia, França e Eslovênia. Hoje também é cultivada em países do Novo Mundo, como Nova Zelândia, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Brasil e Chile.

Gewürztraminer ao redor do mundo

Alsácia

Região que hoje pertence à França, ao longo dos séculos foi muito disputada também pela Alemanha, já tendo pertencido a ambos os países.

É o maior produtor de Gewürztraminer do mundo! Tem em torno de 15 mil hectares de vinhedos dedicados a esta casta. É um terroir que elabora vinhos mais secos e de excelente qualidade.

Temos hoje duas opções exclusivas da Curadoria do Sonoma Market na Alsácia, em oferta especial:

Sohler Gewürztraminer Frankstein Grand Cru 2015 (Orgânico)

Um deslumbrante Gewürztraminer Grand Cru de cultivo orgânico e excelente safra, elaborado pela tradicional família Sohler. Com 7 anos de guarda, oferece complexos aromas de flores de acácia, mel, frutas exóticas e um toque picante.

No paladar esbanja estrutura, com frescor, finesse e leveza, e um dulçor natural que é perfeitamente equilibrado pela excelente acidez. A persistência em boca é impressionante, 20 segundos, senão mais, a evolução de sabor da taça também.

93 Pontos – Wine Enthusiast

VINHO BRANCO SOHLER GEWURZTRAMINER FRANKSTEIN GRAND CRU 2015 ORGANICO

VINHO BRANCO SOHLER GEWURZTRAMINER FRANKSTEIN GRAND CRU 2015 ORGÂNICO

Sohler Gewürztraminer Reserve 2018 – PRÉ-VENDA

Este Réserve foi elaborado com frutos de videiras que têm idade média de 20 anos e é um lindo e complexo retrato do glorioso terroir da Alsácia. Oferece um bouquet aromático muito complexo, recheado de notas de frutas exóticas, muita lichia, pêssego, pera verde, com nuances cítricas e um fundinho de pétalas de rosa e especiarias.

Em boca é redondo, profundo, encorpado e com deliciosa untuosidade. O destaque está na entrega de fruta suculenta, com caráter único e lindíssima estrutura.

90 Pontos – Wine Enthusiast

SOHLER GEWURZTRAMINER RESERVE 2018 PRE VENDA

SOHLER GEWURZTRAMINER RESERVE 2018 PRE VENDA

Itália

Com pouco mais de 3 mil hectares dedicados a vinhas de Gewürztraminer, a região de Alto Adige ganha destaque. Os vinhos elaborados com esta casta representam 10% da produção total da região.

Alto Adige, também chamada de Südtirol, é pouco conhecida até pelos próprios italianos, mas a cultura vitivinícola é milenar. Há evidência arqueológica que mostra uma produção de vinhos a 500 anos antes do Cristo.

Voando sob radar, é onde se encontram os melhores vinhos brancos da Itália. A qualidade média é insuperável dentro do país, já a qualidade dos melhores rivaliza com a Alemanha.

De fato, a viticultura alemã tem uma grande influência: Südtirol pertencia à Áustria, antes disso fazia parte da grande Bavaria. 70% da população ainda fala alemão como língua materna.

Mas a cultura é única e a viticultura reflete isso. Ano passado conseguimos uma alocação de vinhos da vinícola Abbazia di Novacella, dentre eles o seu Gewürz de Alto Adige.

Abbazia di Novacella Alto Adige Gewurztraminer 2020

Este é um Gewürztraminer que sai do óbvio, mas sem perder a sua essência.

No nariz, ao invés do costumeiro mix de rosa e lichia, fomos surpreendidos por um complexo bouquet de aromas que vai de notas de perfume, flor de jasmim, jade, carambola bem madura, pimenta branca e um toque de manga com um fundinho sutil de lichia madura.

Em boca, possui acidez vibrante e frescor mineral, com toques cítricos e de especiarias como cardamomo e noz moscada. Seu fim de boca é prolongado e prazeroso, com um toque de amargor de pele de amêndoas.

É um vinho delicado, elegante, que não possui dulçor acentuado como vemos em outros vinhos elaborados pela casta.

92 Pontos – James Suckling

ABBAZIA DI NOVACELLA ALTO ADIGE GEWURZTRAMINER 2020

ABBAZIA DI NOVACELLA ALTO ADIGE GEWURZTRAMINER 2020

Brasil

Aqui no Brasil esta uva é uma raridade, são apenas 50 hectares de vinhas dedicadas à sua produção. Na Campanha Gaúcha, a Gewürztraminer se adaptou muito bem devido ao fato de seu cultivo exigir um clima mais seco – e a grande amplitude térmica durante o verão permite que a uva se desenvolva perfeitamente.

Por lá, a vinícola Guatambu elabora lindas versões, enquanto Juan Carrau, do Atelier Carrau, elabora seu mítico Vinho Velho do Museu, que teve a última safra lançada em 2009 e ainda encontra-se vivaz e encantadora.

Vinho Velho do Museu Gewürztraminer 2009 (Natural)

As uvas do Vinho Velho do Museu vêm do famoso vinhedo “La Mañana” que Juan Luiz Carrau plantou com seu pai Juan Francisco Carrau e fez história como primeiro vinho orgânico e biodinâmico brasileiro.

Seu bouquet de aromas vai se abrindo aos poucos: primeiro mel, depois canela (da espécie cinnamomum verum, do Sri-Lanka). Mais uma girada e vem geleia de marmelo e hibisco, depois uma suave nota de pimenta branca seca e couro.

Possui estrutura, além de uma acidez vívida e surpreendente para a idade. O sabor é delicado, confitado, com notas de oxidação que trazem a memória cera de mel, favos desidratados.

VINHO VELHO DO MUSEU GEWURZTRAMINER 2009 NATURAL

VINHO VELHO DO MUSEU GEWURZTRAMINER 2009 NATURAL

Guatambu Luar do Pampa Gewürztraminer 2021

O Luar do Pampa é um vinho muito aromático. Traz um buquê de flores brancas, como rosas e jasmim, lichia – uma característica da casta – e um toque de pêssego.

Em boca é delicioso! Cremoso, untuoso e de corpo médio, traz um toque herbáceo muito elegante, com nuances de erva-doce, lichia e pêssego branco. Sua acidez é muito boa, chega a fazer cócegas nas bochechas.

89 Pontos – Guia Descorchados
90 Pontos – Revista Adega

GUATAMBU LUAR DO PAMPA GEWURZTRAMINER 2021

GUATAMBU LUAR DO PAMPA GEWURZTRAMINER 2021

Chile

A casta se adaptou muito bem ao terroir chileno do Valle do Curicó, um dos mais antigos centros vitivinícolas do país. Situado a 85 km do Oceano Pacífico e 45 km da Cordilheira dos Andes, local onde o clima é ameno, mediterrâneo e a média de temperatura anual é de 14ºC, com 5 meses de seca ao longo do ano.

Lá se encontra a vinícola Miguel Torres, de origem familiar, com mais de 140 anos de experiência no mundo do vinho. A vinícola elabora um sedutor Gewürztraminer de cultivo 100% orgânico certificado tanto no Chile quanto aqui no Brasil.

Miguel Torres Ándica Gewürztraminer Reserva 2020 (Orgânico)

Este Gerwüz tem o perfil clássico do Novo Mundo, com notas florais de rosas, e toques de mel. Em boca, é uma delícia, com notas doces e intensas, toranja e gengibre, acidez balanceada, com grande equilíbrio que o tornam fresco e presente na boca.

Por seu caráter distinto, esse Gewürztraminer pode ser harmonizado com culinárias étnicas; comida do oriente médio, shawarmas, falafel, comidas condimentadas e aromáticas, vegetais grelhados e queijos leves.

Perfeito para quem busca um vinho desta casta em excelente relação valor x qualidade.

MIGUEL TORRES ANDICA GEWURZTRAMINER 2020 ORGANICO

MIGUEL TORRES ANDICA GEWURZTRAMINER 2020 ORGANICO

Embarque nessa viagem sensorial que é degustar um Gewürztraminer de alta qualidade, com toda elegância e estilo que o momento pede!

 

Abraços,

Priscila Figliuolo

Equipe Sonoma Market
[/et_bloom_locked]

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário