nskeasfoyduufzz3cwjw

O tanto que precisar

Domingão, dia da famosa macarronada, especialmente se você, como eu, é descendente de italianos.

Domingão, dia da famosa macarronada, especialmente se você, como eu, é descendente de italianos.

Sabe aquele prato delicioso que você não come faz muito tempo? Quando a memória falha, eu sempre dou aquela espiada na internet para confirmar. Mas desta vez foi diferente…

Sentei-me à mesa e lembrei de minha falecida bisavó (ou “bisnonna”, como costumava chamar). Aquilo sim era uma cozinheira de mão cheia, para deixar muito chef com inveja.

Veio a nostalgia, lembro claramente dela sentada observando todo mundo cozinhar. Ela só estava esperando as perguntas que sempre vinham: “Nonna, quanto de farinha?”. Nesse momento, sua usual resposta: “Um tanto”. “Mas quanto é um tanto? Uma xícara? Duas?”, nos perguntávamos. A resposta vinha a galope: “O tanto que precisar”.

A sabedoria da patrona da família era algo inestimável. Ela sempre acertava. Nós tentamos medir e anotar esse “tanto” que ela colocava, mas o pior é que toda vez mudava. Cada vez era uma quantidade diferente para o mesmo resultado fantástico!

Ali me dei conta do que é a verdadeira arte de cozinhar. Para mim, ela sempre acertava porque, mais do que conhecer a receita, ela entendia qual era o papel de cada ingrediente naquela obra de arte. Ela já os conhecia há muito tempo e não tinha medo de errar.

Cozinhar com perfeição é mais do que saber as quantidades, os tempos, os cortes e tudo o mais. É saber onde queremos chegar e o “tanto” que precisamos pra isso. E não seria assim a vida? Descobrir o nosso “tanto”?

Que tal se aventurar em uma nova jornada de sabores nas suas velhas receitas? Eu vou começar redescobrindo a culinária italiana. Quem sabe consigo chegar perto da famosa polenta de mesa da nonna e fazer a italianada lá de casa ficar em silêncio por alguns minutos, só saboreando.

Por José Estan

Na Sonoma você encontra os melhores vinhos para acompanhar sua refeição

Harmoniza com esta matéria:

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário