Sauvignon Blanc

Sauvignon Blanc é uma uva usada na produção de vinho branco, conhecida e apreciada pelos amantes de vinho de todo o mundo.

Também chamada de Blanc Fumé ou Sauvignon Jaune, tem sua origens no vale do Loire, na França, mais exatamente nas pequenas cidades de Sancerre e Pouilly-Fumé.

Tornou-se popular depois que sua produção explodiu na região de Bordeaux, sul da França, e hoje em dia encontramos vinho branco de Sauvignon Blanc não somente em toda a Europa, como também na Austrália, Argentina, Califórnia, Chile, com destaque para a Nova Zelândia.

A Sauvignon Blanc também é uma das “mães” da uva Cabernet Sauvignon, que veio do cruzamento natural da Sauvignon Blanc com a Cabernet Franc.

O vinho branco Sauvignon Blanc é seco e refrescante, mas a uva também é usada para os vinhos de sobremesa Sauternes e Barsac, na França. O aroma tem toques de groselha, aspargos e lima, e o vinho deve ser bebido ainda jovem.

Um detalhe interessante na produção deste tipo de vinho branco na França e na Nova Zelândia é a mistura de uvas em diversas etapas de maturação, para aproveitar ao máximo todas as suas características: quando verde, é rica em ácido málico; mais tarde, adquire aromas de pimenta verde e vermelha, seus açúcares se equilibram e dão origem à fonte dos seus sabores, a metoxipirazina.

A acidez característica deste vinho branco faz com que ele seja a opção ideal para acompanhar pratos ácidos com molho de tomate, peixes com limão, vegetais (em especial brócolis e espinafre) ou alho.

Por Sonoma Brasil

Compre os melhores vinhos brancos na Sonoma


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.