Quando nos deparamos com uma boa notícia, uma vitória almejada ou inesperada, ou para expressar a gratidão que sentimos em relação a alguém ou alguma situação, gostamos de celebrar estes momentos. Nestas celebrações ou ocasiões especiais é comum o brinde com espumante, como em casamentos, finais de ano ou celebrações íntimas com família e amigos.

Um tipo de vinho refinado e elegante, grandemente associado a festas, os espumantes têm seu lugar reservado entre nas mesas e adegas do mundo, principalmente o famoso Champanhe, considerado para muitos o epítome dos vinhos espumantes. 

Podem ocorrer situações onde somos servidos ou estamos buscando algo para uma ocasião especial e nos deparamos com estas curiosas expressões no rótulo: “Blanc de Blancs ou “Blanc de Noirs”. Em tais situações podem surgir perguntas a respeito do estilo, seu sabor e aromas, uvas utilizadas ou mesmo o método de fabricação.

Hoje vamos conhecer neste artigo as curiosidades deste estilo Blanc de Blancs, cada vez mais apreciado no mundo!

O que significa Blanc de Blancs?

Foto de tacas com champagne.Primeiro vamos entender o curioso nome deste estilo de espumante. “Blanc de Blancs” é uma expressão francesa que pode ser literalmente traduzida como “Branco de Brancas”, aludindo ao fato de ser um espumante elaborado somente com uvas brancas. 

O termo foi utilizado originalmente para Champanhes em 1940, especificamente para os vinhos produzidos na região de Côte des Blancs, uma sub-região de Champagne. Aqui se localiza Côtes de Blancs, a “Colina dos brancos”. Ao sul de Epernay, a colina é um centro produtor de Champagne Blanc de Blanc, uma longa encosta voltada para o leste e sudeste com cerca de 15 quilômetros de comprimento. Seu solo calcário é mais adequado para a produção de uvas brancas do que os solos mais argilosos em outros lugares

Quando produzido aqui, o nome geralmente se refere a espumantes elaborados com 100% Chardonnay, embora possa se referir a champanhes que levem outras uvas brancas, como a Pinot Blanc, mas estes são mais raros de ocorrer.

Atualmente o termo também é amplamente utilizado para outros espumantes fora da região de Champagne, para indicar um vinho elaborado com uvas Chardonnay, embora neste caso também possa se referir a produtos trazendo outras composições de castas brancas, apresentando grande variação em aromas e sabores.

De forma geral, quando pensamos em Blanc de Blancs, pensamos em espumante de Chardonnay.

E Blanc de Noir?

foto de garrafa de blanc de noirChampanhe e vinhos espumantes em geral podem ser elaborados com uvas brancas, uvas tintas ou uma mescla de ambas. Também cunhado na região de Champagne assim como Blanc de Blancs, “Blanc de Noirs” é traduzido como “Branco de Tintas” e se refere a espumantes elaborados apenas com uvas tintas. 

A maioria dos Champagnes Cuvée da região de Champagne é feito de um blend entre uvas tintas e brancas, trazendo um perfil muito característico. Ao se utilizar apenas castas tintas ou brancas o perfil do vinho pode variar amplamente.

Assim como Blanc de Blancs se refere principalmente a espumantes elaborados com Chardonnay, Blanc de Noirs é principalmente utilizado para indicar espumantes elaborados com as castas Pinot Noir, Pinot Meunier ou um blend de ambas, tanto dentro de Champagne quanto no mundo afora.

Um engano comum é pensar que uvas tintas produzem necessariamente vinhos tintos. Apesar da coloração da casca, para elaboração de espumantes o vinho mantém contato o mínimo possível de tempo com as cascas, que dão a coloração tinta dos vinhos tintos e rosés. Devido a esse contato mínimo, o mosto obtido destas uvas é de coloração clara, embora ligeiramente mais turvo ou acinzentado do que o mosto de uvas brancas. Em alguns casos, após filtragem, o líquido fica indissociável de um vinho branco.

Características de Blanc de Blancs

Certo, agora sabemos identificar um Blanc de Blancs e o que a expressão significa. Isso pode dar um grande indicativo para entusiastas de vinhos que têm algum conhecimento em relação a uvas. Mas para muitos de nós pode não significar muita coisa, então é interessante conhecer as características típicas deste estilo e o que podemos esperar.

De modo geral este estilo é seco, profundamente aromático, de sabores claros de fruta branca e notas minerais, com um perfil refrescante e gastronômico, ideal para aperitivos, saladas, e frutos do mar, estas são características compartilhadas por muitos espumantes.

Normalmente, um Blanc de Blancs de Champagne será nítido e limpo com uma acidez viva, um toque de mineralidade e, em alguns casos, um componente de levedura desenvolvido durante a fermentação.

Ao aprofundarmos no estilo, os Champagnes e espumantes Blanc de Blancs tendem a ter um sabor diferente dos Champagnes mais comuns. Estes geralmente incluem proporções consideráveis ​​de Pinot Noir e Pinot Meunier de casca preta. Ao trazer principalmente Chardonnay, os Blanc de Blancs apresentam mais notas cítricas, perfil mais seco e menos adocicado, com um quê de crocância na boca. 

No entanto, o sabor varia muito, dependendo do local específico em que as uvas foram cultivadas, do estilo do enólogo, da dosagem (pequena quantidade de açúcar adicionada ao vinho acabado) e da quantidade de tempo que o vinho passa nas borras (o fermento). Os vinhos que passam mais tempo nas borras terão mais caráter de levedura.

Quando se comparam apenas Blanc de Blancs as diferenças mais sutis ficam mais evidentes, principalmente quando se prova aqueles poucos vinhos feitos de castas brancas menos comuns ou mesmo de diferentes terroirs de Chardonnay.

Mesmo dentro da Côte de Blancs, as variações do terroir parecem desempenhar um papel crucial. Enquanto algumas regiões centrais enfatizam a estrutura ácida, a elegância e a mineralidade, no extremo sul se encontram vinhos mais redondos e mais carregados de pêssego.

Quando ampliamos para um quadro mundial estas diferenças ganham dimensões ainda maiores, fazendo deste um estilo excelente para comparar diferenças regionais de uma mesma casta. E um grande incentivo para provar diferentes vinhos!

Origem deste tipo de espumante

foto de vinicola.O estilo Blanc de Blancs tem sua origem dentro da região de Champagne, em Côte des Blancs, região vitivinicultura com uma produção de 96% de Chardonnay. A Chardonnay é a uva branca obrigatória em todo blend de Champagne, juntamente com Pinot Noir e Pinot Meunier, exceto nos Blanc de Noirs, que levam apenas as duas castas tintas.

A maioria do Champagne é feita a partir do blend tradicional das três uvas principais, enquanto a região de Côte des Blancs fornece a maior parte da Chardonnay utilizada na região para produção de Champagnes Vintage para grandes casas produtoras.

Por conta de sua produção centrada na Chardonnay que tão bem se desenvolveu no solo da região, produtores de Côte des Blancs passaram a utilizar o método clássico de Champagne para produção de vinhos com 100% Chardonnay de diferentes produtores, utilizando o termo Blanc de Blancs desde 1940.

Foto de mapa de regiões de produção de champagne.Dentre os produtores, estes Grand Cru: Avize, Chouilly, Cramant, Le Mesnil-sur-Oger, Oger e Oiry são considerados como alguns dos melhores de Champagne e referência em Blanc de Blancs. Graças a seus esforços, a legislação francesa reconheceu o termo oficialmente em 2010.

Como o Blanc de Blancs é feito?

Foto de uva para espumante.O processo de produção de um espumante Blanc de Blancs segue o mesmo padrão de espumantes tradicionais, mas com uvas 100% brancas, geralmente Chardonnay. 

Isso inclui o método tradicional com duas fermentações, com a fermentação primária ocorrendo normalmente em tanques de inox ou barris de carvalho com o mosto de uva rico em açúcar e leveduras fermentado à medida que as leveduras consomem o açúcar e produzem álcool, e uma segunda fermentação induzida na garrafa com adição do líquido de tiragem, contendo mais açúcar de origem vínica e leveduras. 

Após engarrafamento o vinho repousa, sendo regularmente virado para garantir uma fermentação completa e evitar sedimentos. Após completar a segunda fermentação, é feito o degorgement, onde o gargalo é resfriado para congelar as impurezas do vinho, que são expelidas após a abertura. A garrafa então é novamente tampada. Este é o método obrigatório para vinhos produzidos na região de Champagne. 

Mas também podem ser produzidos em outros lugares através do Método Charmat, com ambas as fermentações ocorrendo em tanques selados para preservar o gás carbônico ou os diferentes métodos ancestrais, ainda preservados em alguns lugares da França.

Alguns produtores mais ousados optam por elaborar Blanc de Blancs pelo método Sur Lie, não retirando o excesso de leveduras e deixando que o vinho siga o processo até que as leveduras entrem em autólise na garrafa, ocasionando aromas como pão e brioche, além de um corpo mais cremoso.

Independente do método utilizado, o tempo de maturação de um Blanc de Blancs tem grande influência no aroma e sabor final, assim como o tempo de descanso sobre as cascas. 

O envelhecimento pode ter grande impacto em vinhos elaborados com Chardonnay, com vinhos jovens trazendo caráter frutado, cítrico e acidez elétrica, enquanto vinhos envelhecidos apresentam tons de mel, coco, notas amanteigadas e untuosidade, mesmo em espumantes.

Marcas champagne mais conhecidas do mercado

Entre os grandes nomes de Champagne, estes Grand Cru são referência no estilo: Avize, Chouilly, Cramant, Le Mesnil-sur-Oger, Oger e Oiry. Destes produtores são elaborados grandes Cuvées que trazem a essência de seu terroir e tradição, produzindo vinhos com elegância e qualidade.

Entre os disponibilizados pela Sonoma, os irmãos Frerejean-Taittinger são produtores de Champagne artesanal utilizando somente vinhedos Premier Cru e Grand Cru. Entre suas criações, o Frerejean Fréres Blanc de Blancs NV Premier Cru Brut é considerado um dos melhores Blanc de Blancs já produzidos, de acordo com o especialista Richard Juhlin.

Mas quando pensamos em espumante de qualidade o Brasil tem se mostrado cada vez mais atraente neste mercado, com produtos de renome internacional e grande procura por parte dos especialistas do mundo todo.

Dentre as marcas nacionais temos a Casa Valduga, produzindo excelentes espumantes, com sua linha Casa Valduga 130 Edição Especial trazendo um Blanc de Blancs elaborado com o método tradicional, com deliciosas notas de brioche características do envelhecimento.

Em um estilo mais exótico mas definitivamente um Blanc de Blancs estupendo está o Era dos Ventos Peverella Naturé, elaborado com 100% Peverella, uma uva branca de origem italiana e utilizada com maestria pelo produtor. Um vinho laranja pelo método de produção natural, eles é definitivamente um dos vinhos brancos mais únicos produzidos em terras nacionais.

Como comprar um Blanc de Blancs?

Atualmente os espumantes Blanc de Blancs são produzidos no mundo todo, então é sempre uma boa ideia procurar uma marca conhecida ou um produtor de preferência para checar as opções disponíveis. 

Por serem vinho espumante, muitos não são safrados, inclusive os grandes Champagnes, então não se incomode procurando por safras mais recentes. Mas procure sempre os que apresentarem data de fabricação o mais recente possível, quanto mais fresco melhor. 

Para uma primeira impressão é uma boa ideia selecionar um varietal, como os 100% Chardonnay, embora existam excelentes variações com outras uvas, que são boas opções se já conhece o estilo.

A melhor forma é comprar sob o aconselhamento de um sommelier ou fornecedor especializado, mas existem muitos estilos disponíveis em supermercados. Caso este seja o caso, evite pegar o primeiro vinho da fila. Exposição ao calor e iluminação da luz pode prejudicar o frescor do vinho a longo prazo, prefira vinhos na parte de trás da gôndola e na sombra.

Conclusão

Este é definitivamente o estilo de espumante para quem deseja uma bela harmonização com frutos do mar e pratos mais delicados. Frescor pleno, notas cítricas e minerais juntamente com um perfil seco e elegante são marcas de um bom Blanc de Blancs, embora estilos diferentes estejam sempre aparecendo com a crescente popularização do estilo.

Seja elaborado de maneira mais tradicional, com 100% Chardonnay e trazendo seu belíssimo potencial aromático, ou com castas mais raras e diferentes blends, espumantes Blanc de Blancs são cada vez mais buscados, tanto por consumidores para compor sua adega quanto por produtores tentando dominar este elegante estilo.

O Brasil tem se destacado cada vez mais na produção de espumantes de qualidade, e consequentemente tem explorado o cultivo de uvas brancas para elaborar seus próprios Blanc de Blancs, facilitando o acesso ao estilo com vinhos de alta qualidade.

Aproveite esta onda crescente e descubra o seu “branco de brancas” favorito!

Saúde!

Sidnei Fernandes,

Equipe de Marketing do Sonoma Market.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário