Bordeaux
O nome Bordeaux pertence aos vinhos de alta qualidade produzidos na região de mesmo nome, na França. A fabricação de vinho em Bordeaux remonta ao início da era Cristã, quando os vinhedos começaram a ser cultivados para abastecer os soldados da ocupação romana sobre Saint-Émilion.
Hoje em dia, a região dá origem tanto a vinhos simples como aos mais sofisticados, alternando com a Itália o título de maior produtor mundial de vinho tinto.
Com um clima oceânico e solo umidificado naturalmente pela presença de muitos rios, Bordeaux tira proveito das condições ideais para o cultivo de vinhedos: são 13 mil propriedades em aproximadamente 100 mil hectares, produzindo mais de 660 mil garrafas de vinho por ano.
A uva mais cultivada em Bordeaux é a Merlot, seguida pela Cabernet Sauvignon, a partir das quais são produzidos tanto vinhos varietais (feitos com apenas uma casta de uva) como misturas entre as duas, além das castas Cabernet Franc, Malbec e Petit Verdot.
Dentre os vinhos origináros de Bordeaux, podemos destacar o Bordeaux Tinto e Superior, que devem ser consumidos ainda jovens, têm sabor frutoso e pouca influência de carvalho.
Outro vinho, que já pode ser classificado entre os melhores, é o Tinto Côtes de Bordeaux, elaborado principalmente a partir de Merlot.
É de Bordeaux também que veio a denominação “chateau”: originalmente adotado na Borgonha (em italiano, “cru”) seu significado define uma parcela dos vinhedos cujas características se repetem por muitas safras. Esta avaliação é feita a cada dez anos nas mais diferentes regiões.
Por Sonoma Brasil
Conheça nossos vinhos tintos
Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.