280807618 802470830738291 1643558042546743883 n 1

Miolo, vinhos de qualidade do Sertão aos Pampas

Do Vêneto a Bento Gonçalves

A história da família Miolo no Brasil começa em 1897, com a chegada de Giuseppe Miolo, um jovem italiano apaixonado pelo cultivo de uvas e pela enologia, que veio ao nosso país em busca de novas oportunidades.

Giuseppe saiu do Vêneto e, ao chegar ao Brasil, estabeleceu residência em Bento Gonçalves, um município que havia sido recém formado por imigrantes italianos.

Usou todas as suas economias para adquirir um pedaço de terra no Vale dos Vinhedos, chamado Lote 43, onde começou a cultivar uvas, dando início à tradição vitícola da família no Brasil. 

Lote 43. Guarde este nome – pois este vinhedo existe até hoje, 125 anos depois. Mas ainda não é a hora de falar sobre ele. Acompanhe a história!

Miolo: Uvas da melhor qualidade

Na década de 1970 a família Miolo foi pioneira no plantio de uvas finas, ou seja, as mais tradicionais castas do gênero Vitis vinifera L, fazendo com que os netos de Giuseppe Miolo, Darcy, Antônio e Paulo, ficassem muito conhecidos na região pela qualidade dessas uvas.

No final da década de 1980 houve uma crise entre as cantinas existentes no sul do país e isto dificultou a comercialização de uvas finas, forçando a família Miolo, a partir de 1989, a produzir o seu próprio vinho para a venda a granel para outras vinícolas.

E assim surge, pela primeira vez, a Vinícola Miolo, com apenas 30 hectares de vinhedos.

Projetos e expansões ao longo da história da Miolo

Não demorou muito para que a família Miolo fizesse a sua grande estreia no mercado de vinhos brasileiros. Em 1992 foi lançada a primeira garrafa assinada pela família, um Merlot da safra 1990, que teve apenas 8 mil garrafas produzidas.

A paixão pela vitivinicultura e o desejo de tornar o vinho brasileiro de qualidade conhecido mundo afora foi o que inspirou a família Miolo a tomar a decisão de expandir o negócio.

Tudo começou com o Projeto Qualidade, em 1998, e desde então o crescimento da empresa foi significativo: com investimentos constantes na terra, tecnologia, recursos humanos e no próprio consumidor.

Ao longo dos próximos 10 anos a Vinícola Miolo conquistou 4 diferentes terroirs brasileiros.

Em 2000 fundaram a Quinta do Seival, propriedade localizada no extremo sul do país, próximo à divisa com o Uruguai.

No ano seguinte a Família Miolo, em parceria com a família Benedetti (Lovara), iniciou o projeto Terranova no Vale do São Francisco, adquirindo a antiga propriedade no sertão brasileiro.

Alguns anos depois, em 2009, a família Miolo, juntamente com a família Benedetti e a família Randon, adquire a Vinícola Almadén, em Santana do Livramento/RS, pertencente a Pernod Ricard, uma empresa francesa de vinhos e destilados.

Além disso, a família conta também com acordos de joint ventures internacionais: Costa Pacífico (Chile), Los Nevados (Argentina), além das vinícolas Podere San Cristoforo e Giovanni Rosso (Itália).

Uma das fundadoras do projeto Wines of Brasil, a Miolo Wine Group é a maior exportadora de vinhos do Brasil e a mais reconhecida no mercado internacional. A produção dentre as 4 vinícolas do grupo soma, em média, 10 milhões de litros por ano numa área cultivada de vinhedos próprios com aproximadamente 1.000 hectares.

283698315 756360982398010 6252074978196295676 n

As 4 Vinícolas do grupo Miolo

Vinícola Miolo

Localizado no exuberante Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves/RS, foi aqui que tudo começou. Hoje é possível conhecer cada canto da vinícola de perto, caminhar entre os vinhedos, conhecer o processo de elaboração dos vinhos e espumantes, aprender sobre degustação e descobrir a história da família Miolo. Aproveite a próxima viagem para o sul e não deixe de conhecer o seu complexo enoturístico. 

Vinícola Terranova

O Vale do São Francisco é surpreendente, nele Vinícola Terranova se dedica à elaboração de espumantes, vinhos jovens e frutados e do suco de uva integral. Em função do solo e do clima, na Vinícola Terranova são colhidas duas safras anuais e os vinhedos são irrigados pelo sistema de gotejamento, com as águas do Rio São Francisco.

Vinícola Almadén

A Vinícola Almadén é uma das mais tradicionais vinícolas de vinhos do Brasil. No projeto são elaborados vinhos e espumantes que acompanham a tendência do Novo Mundo: jovens e frutados. Localizado entre os vinhedos e a vinícola, em uma paisagem estonteante, típico da Campanha Central, está localizado o centro de Enoturismo. 

Vinícola Seival

A Vinícola Seival está localizada em Candiota/RS, na região da Campanha Meridional reconhecida como uma das regiões mais promissoras para o cultivo de uvas por estar no paralelo 31°. Este paralelo é a faixa do planeta onde se encontram algumas das melhores regiões vitivinícolas do mundo.

A peculiaridade do terroir encontrado no Seival se tornou marcante para os vinhos produzidos na região com o plantio de variedades portuguesas emblemáticas que agregam diferentes características para os vinhos brasileiros e para o portfólio de rótulos do Grupo.

E os vinhos são bons mesmo?

Mais do que isso: são espetaculares!

Miolo é sinônimo de qualidade. Cada garrafa produzida em suas vinícolas passam por um trabalho incansável para que sejam dignas da assinatura de Adriano Miolo, o atual enólogo.

Com uvas produzidas em terras próprias e profissionais altamente capacitados envolvidos em todo o processo de elaboração, ao adquirir um vinho da família Miolo você estará adquirindo também uma experiência única – e inesquecível.

Os Sete Legendários

A coleção Sete Lendários é definida pela Miolo como “tesouro em forma de vinho”. A primeira vez que foi lançada foi em 2018.

Ela reúne 7 vinhos, de suas 4 vinícolas, elaborados em um ano histórico para produção nacional.

O ano de 2020 no Brasil foi excelente para a viticultura, resultando em vinhos da mais alta qualidade. A safra é considerada por enólogos e por críticos a “safra das safras” devido às excepcionais condições climáticas naquele ano.

Foi então que a Miolo lançou uma nova safra da coleção. E nós temos algumas novidades para compartilhar com você!

Miolo ‘Lote 43’ 2020

Te disse que valia a pena guardar este nome – e agora chegou a hora de falarmos um pouco mais sobre este vinhedo tão especial.

É impossível falar da Miolo sem falar do Miolo Lote 43. Produzido somente em safras excepcionais, este tinto emblemático carrega a história da família em seu nome.

Produzido com uvas Merlot e Cabernet Sauvignon reunidas em um corte harmônico por Adriano Miolo, enólogo da família, o Lote 43 carrega também o selo de Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos. 

É um vinho intenso e inesquecível, de elevada intensidade e complexidade aromática. Conta com notas de frutas negras, tabaco, um toque de trufas, cacau e cravinho. É volumoso e com uma impressionante estrutura.

MIOLO LOTE 43 2020

Miolo Merlot Terroir 2020

Este vinho foi eleito o Melhor Merlot do Mundo em uma competição em Londres. Para Adriano Miolo, ele é a combinação ideal de solo, clima e influência do homem.

É elaborado com as melhores parcelas de vinhedos das uvas Merlot dos diversos vinhedos da família Miolo no Vale dos Vinhedos, escolhidas de forma manual e seletiva. Assim como o Lote 43, possui o selo de Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos e características únicas que somente o Terroir pode conferir a um vinho. 

O vinho amadurece em barricas de carvalho francês por 12 meses, resultando em um excelente tinto estruturado e equilibrado. 

MIOLO MERLOT TERROIR 2020

Miolo ‘Sebrumo’ Cabernet Sauvignon 2020

Este Cabernet Sauvignon é bastante emblemático, pois nasceu no solo do único bioma brasileiro presente apenas no sul do país.

Seu nome é intrigante, simbólico, que carrega a cultura do Pampa na sua origem. A escolha faz referência à Batalha do Seival, que teve como um de seus principais personagens o General João da Silva Tavares, imperialista que liderou a tropa montado em seu cavalo de pelagem rara da cor Sebrumo. 

É justamente a força desta batalha, que marcou a história dos gaúchos, que está representada neste elegante vinho.

Seu buquê aromático apresenta boa complexidade, com destaque para notas frutadas que remetem a ameixa, cassis e mirtilos bem maduros, integradas com toques de tosta, baunilha e café. É volumoso, intenso, com excelente estrutura. Sua elevada acidez indica que ainda tem muita vida pela frente.

MIOLO SEBRUMO CABERNET SAUVIGNON 2020

Miolo ‘Testardi’ Syrah 2020

Este Syrah nasce nas áridas terras do Vale de São Francisco, na Bahia, representando uma das máximas expressões da uva Syrah em território brasileiro – o Syrah Single Vineyard deste mesmo terroir ficou conhecido como O Melhor Syrah do Brasil e rapidamente caiu nas graças dos nossos clientes.

Mas voltando para este legendário, o termo italiano “Testardi” significa teimoso e se remete à obstinação e persistência desta casta cultivada em um local inóspito que resultou em um grande vinho.

Um sedutor Syrah, com excelente intensidade aromática. Nos presenteia com generosas notas de frutas vermelhas e negras maduras, mescladas a toques de gengibre, noz moscada e nuances defumadas. É altamente estruturado, tem corpo médio e um toque de untuosidade. É muito equilibrado, de acidez refrescante e com longa persistência.

MIOLO TESTARDI SYRAH 2020

Miolo Vinhas Velhas Tannat 2020

Este Tannat foi elaborado com uvas provenientes de um vinhedo plantado em 1976, o mais antigo do Brasil, localizado no município de Santana do Livramento/RS.

Aliada à complexidade aportada pela idade do vinhedo, a casta Tannat encontra no Terroir da Campanha a aptidão natural para se expressar em vinhos pujantes e robustos, aptos para longos períodos de guarda em garrafa.

Entrega aromas densos que vão do chocolate ao tostado, perfeitamente integrado com aromas de geleia de frutas vermelhas. Em boca é potente, encorpado e dono de uma acidez refrescante, envolta em taninos maduros e envolventes.

MIOLO VINHAS VELHAS TANNAT 2020

Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas 2020

Lembra do Paralelo 31º? Aquele que é a faixa do planeta onde se encontram algumas das melhores regiões vitivinícolas do mundo

Pois é neste especial terroir que nasce este incrível corte de Touriga Nacional e Tinta Roriz, cultivadas em vinhedos localizados na região da Campanha Meridional. Um tinto de elevada tipicidade aromática e gustativa, com estrutura para suportar muitos anos de guarda.

Em primeiro plano é possível sentir o típico floral da Touriga Nacional, bem mesclado com fruta em compota, figo ameixa preta e notas de madeira tostada. É potente e altamente estruturado com bom volume de boca, sabores frutados marcantes e acidez refrescante.

MIOLO VINHAS VELHAS TANNAT 2020 1

Embarque nesta viagem sensorial e conheça mais sobre a Vinícola Miolo, uma referência em vitivinicultura brasileira reconhecida internacionalmente.

O mais difícil será escolher apenas um… portanto, permita-se!

Abraços,

Priscila Figliuolo

Equipe Sonoma Market

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário