Corpus Christi – Entenda

Que Corpus Christi é bom todo mundo sabe, mas e o porquê do feriado, alguém? Entenda o Corpus Christi. E será que tem vinho para essa data?

Dificilmente, o último feriado do semestre passaria em branco, ainda mais num ano como 2013, com tão poucos feriados nacionais.

Para os desavisados, ainda menor é a quantidade dos feriados prolongados (dois exatamente!): Corpus Christi e Carnaval – o que significa que este também será o último estendido do ano!

Unindo o útil ao agradável, que tal um bom vinho para aproveitar melhor as baixas temperaturas que os termômetros costumam registrar nesses quatro dias de descanso?

Corpus Christi, do latim, significa “o corpo de Cristo”, e o feriado é a consagração do corpo e sangue de Jesus.

No ritual cristão, a comunhão com Cristo acontece com o consumo do pão (ou, mais comumente, da hóstia) e o vinho através da Eucaristia, celebração em memória à morte e ressurreição de Jesus.

No Olimpo

Curiosamente, algumas lendas sugerem que a data seja nada mais, nada menos que uma remontagem das cerimônias de homenagem ao deus Dionísio (ou Baco, como é conhecido pelos romanos), o deus do vinho e das festas.

Regados pelo dito “elixir dos deuses”, os gregos consumiam quantidades excessivas de vinho em referência ao sangue dionisíaco nos dias de ritual.

Será pura coincidência? Reza a lenda que tamanha era a devoção ao deus grego, e posteriormente à versão romana, que nos princípios da Igreja Católica foi necessário adaptar o significado do ritual para a crença cristã.

Sendo assim, o vinho passaria a significar o sangue de Jesus Cristo, e não mais o do deus “profano”.

Em vez de apenas beber vinho por beber, que tal recordar a importância do vinho na história da humanidade? Bom feriado!

Por Gustavo Jazra

Os melhores vinhos você encontra na Sonoma

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário