Com certeza você já deve ter escutado ou lido a expressão “esse vinho é tânico”, e pode ter ficado sem entender nada. Se você está começando agora a se aprofundar no mundo de vinhos, se prepare: ainda vai ouvir muito essa expressão…Sabe quando estamos bebendo um vinho tinto e, imediatamente, a boca seca? É devido ao tanino presente na bebida. O tanino é encontrado, principalmente, nas cascas, sementes e engaços da uva. Ele pertence a família dos compostos químicos chamados fenóis e, sem dúvida, é um dos componentes mais intrigantes do vinho, particularmente, os tintos.
Dependendo da quantidade presente na bebida, e do fato de ser equilibrado (ou não) pelos outros elementos, pode aumentar a grandeza de um rótulo ou desvalorizá-lo totalmente.
Já os vinhos brancos possuem uma quantidade muito pequena de taninos, pois eles são fermentados sem a casca. Por isso, não apresentam esta sensação, que muitas vezes pode ser desagradável. Se por acaso isso acontecer, os motivos poderão ser vários, podendo ser por uma má colheita, uvas não maduras, doenças ou falhas na vinha.