Chianti

Chianti é um tipo de vinho tinto fabricado na região de Toscana, na Itália, mais precisamente em Siena e Florença.

Em 1932 foram estabelecidas, através do Denominazione di Origine Controlata, sete zonas produtoras do vinho Chianti, sendo a região de Chianti Clássico a mais famosa.

Trata-se de um tinto seco com notas frutadas, sobretudo de cereja, que faz bastante sucesso por ser mais leve. Justamente por essa características, o vinho Chianti é mais fácil de ser harmonizado com pratos mais delicados.

Para a produção do Chianti, a casta Sangiovese é a que predomina, oferecendo aromas frutados, sabor levemente picante e acidez marcante. Também são utilizadas no corte a uva tinta Canaiolo, bem como as castas brancas Malvásia e Trebbiano.

Por curiosidade, uma lenda envolve a história do vinho Chianti. Diz-se que durante o século XVII a denominação de origem da famosa bebida foi estabelecida através de uma disputa entre dois cavaleiros de Siena e Florença, que debatiam questões sobre delimitação de fronteiras, na época.

A disputa consistia numa corrida que deveria ser iniciada assim que o galo cantasse em ambas as regiões. O local em que os cavaleiros se encontrassem representaria a delimitação da fronteira.

Siena escolheu um galo bem alimentado, enquanto Florença optou por um galo fraco e mal alimentado, que foi o primeiro a cantar.

Dessa forma, o cavaleiro da região iniciou a prova mais cedo e conseguiu uma boa vantagem em relação ao de Siena.

Além de ter conquistado maior território, Florença também levou a exclusividade do nome Chianti. Além disso, o galo negro da disputa estampa garrafas do Chianti Clássico até hoje.

Por Sonoma Brasil

Conheça nossos vinhos italianos


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.