quinta do crasto capa compressed

Quinta do Crasto: uma das melhores vinícolas do Douro e Porto

Com mais de 200 anos de história, a vinícola foi reconhecida como a 4ª melhor do mundo e é um dos destinos turísticos mais procurados do Douro

É na margem direita do Rio Douro, no topo de uma de suas incontáveis e exuberantes colinas, que está a Quinta do Crasto.

O incrível visual da casa principal da vinícola, bem como das paisagens naturais do Douro que a rodeiam, somados à hospitalidade impecável e aos seus vinhos de qualidade excepcional, fizeram da propriedade um dos destinos mais desejados por turistas e enófilos do mundo todo que visitam o Douro.

Foi eleita a 4ª melhor vinícola do mundo pela TOP 50 World’s Best Vineyards em 2019, 8ª melhor em 2020 e 16ª melhor em 2021.

Se você ainda não conhece a Quinta do Crasto, conheça a sua história, os seus principais vinhos e também saiba como visitá-la.

O que significa Crasto?

É comum que algumas vinícolas portuguesas (ou Quintas) levem o nome da família, mas este não é o caso da Quinta do Crasto, o que pode gerar certa confusão. Crasto, na verdade, é uma palavra do latim que significa “forte romano”. Ou seja, faz referência às construções tradicionalmente feitas para proteger cidades ou edifícios. Neste caso, a proteção (ou fortaleza) se dá pela natureza que cerca a casa principal da vinícola: são 70 hectares de vinhedos e oliveiras às margens do rio Douro.

Conheça a Vinícola Quinta do Crasto

foto de entrada da quinta do crasto.Além das pontuações e premiações que reconhecem a qualidade de seus vinhos, a Quinta do Crasto venceu o prêmio Best of Wine Tourism 2021, promovido pela Great Wine Capitals Global Network, na categoria Arquitetura e Paisagem. Também em 2021 a hospedaria recebeu, pelo sétimo ano consecutivo, o Certificado de Excelência Traveler’s Choice, atribuído pelo TripAdvisor em decorrência da consistência nas avaliações positivas por turistas que visitaram o local.

Foi a partir de 2012 que parte das habitações da casa centenária da Quinta do Crasto, de uso exclusivo de seus proprietários, foi convertida em hotel. Os hóspedes que a escolherem como destino, têm acesso à casa centenária, que teve sua arquitetura original preservada, e aos vinhedos, podendo degustar vinhos na tradicional sala de jantar da casa ou passear pelos vinhedos em socalcos de xisto, tendo acesso a vistas panorâmicas do Rio Douro.

Além da hospedagem, a vinícola oferece visitas guiadas, degustações e almoços harmonizados. Saiba mais sobre como visitar a Quinta do Crasto.

História

Fotos de ruínas na quinta do crasto.Antes mesmo de Marquês de Pombal demarcar o Douro como a primeira Denominação de Origem Controlada (DOC) do mundo, em meados do século 18, já havia registros da Quinta do Crasto. Na verdade, os primeiros registros que se têm conhecimento são do ano de 1615, quando a vinícola é incluída na primeira Feitoria, um documento que reúne as mais importantes vinícolas da região. Podemos concluir, portanto, que a sua história antecede tal fato.

Em sua história mais recente, a propriedade histórica foi adquirida por Constantino de Almeida, que fez com que seus vinhos, sobretudo os vinhos do Porto, ganhassem notoriedade no mercado externo. Ele também foi o responsável pela construção das adegas subterrâneas da vinícola e por obras nas suas habitações, que hoje são destinadas ao enoturismo.

Em 1981, Leonor Roquette e Jorge Roquette assumiram a gestão da vinícola, iniciando um processo de revitalização completa, dando início à Quinta do Crasto como conhecemos atualmente.

Foram os responsáveis por aumentar as áreas destinadas aos vinhedos e também por a produzir vinhos dentro da DOC Vinhos do Douro. Hoje, a vinícola está sob o comando de Jorge Roquette, da quarta geração da família Roquette.

Onde fica a Quinta do Crasto?

A propriedade principal da Quinta do Douro, chamada de casa centenária, está localizada na região do Douro, em Portugal, mais especificamente na cidade de Gouvinhas, na margem direita do Rio Douro. A casa está cercada por vinhas e oliveiras que totalizam 70 hectares do total de 130 hectares da propriedade.

Seus vinhedos são distribuídos em degraus, chamados de socalcos, uma tradicional forma de organização dos vinhedos na região. Isso porque suas encostas, íngremes, dificultam o cultivo e manejo das vinhas. Para a organização do terreno em socalcos, são retirados fragmentos de xisto do solo e empilhados no formato de degraus, acompanhando toda a elevação natural do terreno.

Vinhos da Quinta do Castro

Foto de vinho da quinta do crasto.A Quinta do Crasto possui vinhas de até 95 anos de idade em sua propriedade e conta com mais de 30 variedades de uva típicas da região do Douro, produzindo desde vinhos de entrada, como o Flor de Crasto, até vinhos mais exclusivos, como o Quinta do Crasto Maria Teresa.

Flor de Crasto

Porta de entrada para os grandes vinhos da Quinta do Crasto, a linha Flor de Crasto está disponível nas versões tinto e branco. São vinhos mais jovens, para serem desfrutados em 2 ou 3 anos de forma descontraída, mas sem perder a qualidade que dá assinatura à vinícola.

Além dos vinhos, a Quinta do Crasto também produz azeites extra virgem e vinagres premium e super premium.

Saiba mais sobre as diferentes linhas de vinhos da Quinta do Crasto:

Quinta do Crasto Douro

Os vinhos da linha Quinta do Crasto Douro entregam a mais plena tipicidade do Douro e está disponível nas versões tinto, branco e rosé. Originados a partir do blend de uvas tradicionais da região e, no caso do tinto, com breve envelhecimento em carvalho.

Quinta do Crasto Vinhas Velhas

Originado a partir de uvas provenientes de vinhedos com mais de 70 anos, a Vinhas Velhas contém apenas a versão tinta. São vinhos mais concentrados e encorpados, com maior tempo de passagem por carvalho. Grandes colecionadores de pontuações e excelentes avaliações pela crítica especializada.

Quinta do Crasto Superior

Os vinhos desta linha são produzir a partir de uvas cultivadas na Quinta da Cabreira, uma propriedade da Quinta do Crasto com 150 hectares, localizada em Vila Nova de Foz Côa, na sub-região mais oriental, árida e de maior altitude, o Douro Superior. Esta linha está disponível nas versões tinto, branco e Syrah.

Quinta do Crasto Altitute 430

Lançamento da Quinta do Crasto, a linha Altitude 430. Seu nome faz referência a uma cota de 430 metros de altitude e exposição solar Norte, que potencializa o caráter fresco e elegante das castas Tinta Francisca e Touriga Nacional plantadas nessas condições.

Quinta do Crasto Varietais

Não é comum encontrar vinhos durienses ou portugueses em geral feitos a partir de uma única variedade de uva (ou varietais). E a Quinta do Crasto não só produz uma linha monovarietal, como estes são alguns dos mais premiados vinhos da tradicional vinícola. Disponível na versão Touriga Nacional e Tinta Roriz.

Quinta do Crasto Single Vineyard

Feitos com uvas provenientes de um único vinhedo, este é o conceito de Single Vineyard. E a Quinta do Crasto escolheu os seus dois vinhedos mais especiais para representar em atuação solo: o Maria Teresa e o Vinha da Ponte.

Quinta do Crasto Porto

A vinícola também é conhecida por seus vinhos do Porto, que são originados, como consta nas regras da DOC, em vinhedos localizados no Douro. Os Portos da Quinta do Crasto são: Finest Reserve, Late Bottled Vintage, Vintage e Colheita (feito apenas em colheitas excepcionais).

Melhores vinhos da Quinta do Crasto

Foto de vinho em mesa.Safra após safra, os vinhos mais emblemáticos da Quinta do Crasto, o Maria Teresa e o Vinha da Ponte, da linha Single Vineyard da vinícola, ficam em posição de destaque entre os melhores vinhos de Portugal.

Como comprar?

Os vinhos da Quinta do Crasto estão disponíveis em empórios, restaurantes e winebars espalhados pelo Brasil. Também estão disponíveis no Sonoma Market.

Conclusão

foto de vinhos da quinta do crasto.Apreciadores de grandes vinhos precisam conhecer a Quinta do Crasto. A vinícola respira história da região do Douro, primeira no mundo a ser demarcada Denominação de Origem Controlada, e dá origem a alguns dos vinhos mais emblemáticos da região.

Se não puder visitar ou se hospedar na casa centenária por enquanto, ao menos pode desfrutar os seus vinhos.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário