Vinho Natural – Glossário
Como São Feitos?
Produtores que fabricam o vinho natural costumam ser contra a adição de compostos químicos também no momento da fermentação da bebida, sobretudo do sulfito, já que ele interrompe o processo e mata parte das leveduras.
O sulfito serve para evitar a oxidação do vinho, mas é um dos componentes que causam dor de cabeça no dia seguinte ao tomar o vinho, além de outras intolerâncias.
No vinho natural, o sulfito só entra na bebida após a sua completa fermentação, durante o processo de engarrafamento, para garantir a resistência do vinho na realização de transportes.
No entanto, a quantidade utilizada pelos produtores é mínima, muitas vezes imperceptível durante degustações, não causando dor de cabeça ou efeitos adversos.
A utilização de técnicas orgânicas na fabricação do vinho natural também traz outros benefícios, como a potencialização das características do terroir, além de assegurar uma bebida saudável aos apreciadores do vinho.
Curiosamente, a França fabrica vinhos que trazem no rótulo a frase ‘Vin Doux Naturele’, mas eles em nada têm a ver com o vinho natural. Esse tipo de vinho francês recebe essa frase no rótulo para designar que é doce, mas naturalmente, isto é, sem a adição de açúcar.
Produtores que seguem técnicas naturais na fabricação de seus vinhos não fazem menção alguma a isso nos rótulos.
Na Sonoma você encontra os melhores vinhos
Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.